CurtaDeAdeus

(In) Completo Adeus – Teatro-Filme

Cinema/Teatro:

Estreia em Goiânia o espetáculo (In) Completo Adeus – Teatro-Filme, uma obra que mistura teatro e cinema e que conta com a direção de dois goianos radicados em São Paulo e Alemanha.

Nos dias 21 e 22 de setembro (5ª e 6ª feira), às 20h30, acontece em Goiânia a primeira exibição da encenação (In)Completo Adeus – Teatro-Filme, no Teatro do Centro Cultural da UFG (Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário). A obra é fruto de uma parceria entre o cineasta Érico Rassi, a diretora de arte e mestra em cenografia Letycia Rossi, e as atrizes Liz Eliodoraz e Stefani Mota. O projeto conta com recursos do Governo de Goiás - Seduce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes.

Liz Eliodoraz e  Stefani Mota em cena de (In) Completo Adeus - Foto: Andre Montelo

Segundo seus criadores, o Teatro-Filme (In) Completo Adeus é um espetáculo cênico e de cinema. O trabalho levará para o palco as duas mídias conjuntamente, criando uma intersecção que promete fazer com o que o público se descole da narrativa convencional, para experimentar uma linguagem híbrida e não-linear, que atravessa e mistura realidade e fantasia, personagens e vida real.

Baseado no curta-metragem de Érico Rassi, Curta de Adeus, lançado em 2010, a peça é um drama recheado de ironias e sarcasmos. Um espelho da realidade visto de seu lado avesso. Uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, em que encenamos a realidade e nos prendemos às ficções produzidas por nossas muletas tecnológicas e artificiais.

A história fala do fim da relação entre Ângela e Fiorela, um casal que resolve gravar com uma câmera de vídeo amadora o último dia que passarão juntas. O amor termina, mas a imagem se eterniza e cria novas memórias. Em cena, a projeção de realidades que estão do lado de fora do teatro. O diálogo irreal de duas personagens que se confundem com as próprias atrizes.

Teatro Pós-Dramático

Letycia Rossi explica que seu mestrado em cenografia, na cidade de Hamburgo/Alemanha, de onde está de volta depois de 7 anos morando na Europa, a levou para este projeto. Com uma parceria artística já madura com Érico Rassi, com quem trabalha desde 2005, Letycia convidou o amigo e cineasta, que vive em São Paulo, para esse novo desafio.

Tendo conhecido produções cênicas e performáticas que caminhavam nesta direção, Letycia e Érico passaram a investigar os elementos da transmídia entre cinema e teatro, da manipulação de imagens para o filme, da encenação teatral para uma câmera. Foi assim que, com a contribuição vivencial das duas atrizes que encenam a peça no palco, Érico Rassi pôde criar um roteiro para uma obra que deixaria as telas e passaria a ser teatro.

Segundo Letycia, não se trata apenas do uso de projeções durante a encenação, que é algo já costumeiro, mas sim uma relação intrínseca entre a imagem gravada, o mundo do palco e o mundo real.

Sobre a inspiração pro espetáculo, Letycia explica: “A Câmera direciona muito o olhar do espectador para um enquadramento, uma janela, uma parte do que pode ser visto. Já o teatro não tem isso. O filme Curta de Adeus, do Érico, tem muito essa coisa da câmera filmar a câmera e ele brinca muito com isso: quando a câmera está ligada, eu tenho uma ação, eu tenho uma expressão, eu imprimo um determinado sentimento. Quando ela desliga, eu volto pro cotidiano, pra coisa do que eu sou realmente. Foi assim que me veio a ideia de fazer esse recorte, para o palco.”

Trabalho em Progresso

(In)Completo Adeus – Teatro-Filme está em processo. Os diretores reforçam que o que será visto nestas apresentações em Goiânia é o primeiro resultado de um trabalho que prevê uma constante mutação. A própria relação com o público criará novas janelas, além das próprias voltas de amadurecimento, que são da natureza das prática de encenar.

Ficha Técnica:

Dramaturgia e Direção: Erico Rassi / Direção artística e Cenografia : Letycia Rossi

Atrizes: Liz Eliodoraz e  Stefani Mota / Figurino: Flora Maria

Consultoria Musical: Hendrik Lorenzen / Coordenação Técnica de vídeo: Fabiola Morais

Iluminação: Rodrigo Assis / Produção: Cristiane Miotto e Giselle Carvalho

Produção executiva: Adriana Rodrigues

SERVIÇO:

Estreia do espetáculo

(In) Completo Adeus – Teatro-Filme

Datas: 21 e 22 de setembro – 20h30

Locais: Teatro do Centro Cultural UFG

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)