1reau

REAU - Rodada de Estudos Audiovisuais

1reau

A REAU é a construção de mais um espaço para discussão, divulgação e reflexão sobre o audiovisual produzido no Brasil e no mundo.

Traduzido e vivenciado por vozes e formas múltiplas, o cinema não para de surpreender o mundo e também de se surpreender com o cotidiano, que se revela, dia após dia, muito mais estranho que a ficção.

Seja em busca de entendimento, de encontro e troca, ou mesmo como uma reação possível à(s) realidade(s), a rodada nasce em 2018 em Goiânia desejando a participação não apenas dos que estão diretamente envolvidos com o audiovisual, mas também daqueles que se deixam seduzir pelos sons e imagens ao nosso redor.

Programação no Centro Cultural (filmes e bate-papos):

Em sua 1ª edição a REAU promove duas sessões abertas. Dia 23 de abril, às 19 horas, no CCUFG, o documentário inédito em Goiás A PARTE DO MUNDO QUE ME PERTENCE, último filme de Marcos Pimentel (melhor longa da mostra NOVOS RUMOS - Festival do Rio 2017), que depois da exibição abre o microfone para um bate-papo com a plateia.

Dia 14 de maio, no mesmo horário e local, COMEBACK - prêmio de melhor direção e melhor filme pela crítica no FESTin–Lisboa, Portugal, protagonizado por Nelson Xavier – troféu de melhor ator no Festival do Rio 2016. Logo após, Erico também convida o público para uma conversa sobre o filme.

Todas as exibições são abertas ao público e totalmente gratuitas, ainda que sujeitas à lotação do espaço

  • A Parte do Mundo que me Pertence 

Brasil, 2017

Documentário

84 minutos

Documentário sobre sonhos e desejos de pessoas comuns. A vida cotidiana de diferentes personagens anônimos, que constroem suas histórias distantes dos tradicionais cartões-postais de uma cidade. Um filme sobre os combustíveis que nos movem diariamente: felicidade, reconhecimento, estabilidade financeira, casamento, distração, saúde, diversão, alguns quilos a menos, gozo, tranquilidade, superação, sucesso ou – até mesmo – uma simples e humilde pipa. Gente comum em busca de seus pequenos desejos cotidianos.

Uma obra sobre esferas privadas mínimas, que revela que parte da grandeza do ser humano reside nas sutilezas de seus pequenos gestos. Um olhar íntimo e comprometido com o que somos, de sol a sol, por trás das paredes e telhados de uma cidade.

"O itinerário de Marcos Pimentel evidencia uma progressão das palavras ao silêncio. De uma certa retórica sobre o mundo a algo que eu chamaria de contemplação seletiva. Do expositivo ao imersivo. Do “sobre” ao “em”. Assim se mede a integridade e a unidade de uma obra em constante evolução" - Carlos Alberto Mattos

  • Comeback

Brasil, 2017

Ficção

89 minutos

Aposentado da antiga carreira de pistoleiro, Amador (Nelson Xavier) leva uma vida solitária que nada se compara com os dias de perigo e, principalmente, de temor por parte das pessoas. Um dia, é procurado pelo neto de um antigo amigo, que deseja trabalhar com ele devido à sua fama. Amador logo o coloca como ajudante de sua atual atividade, o transporte de máquinas caça-níqueis para bares próximos, mas a falta de reconhecimento em relação ao que foi passa a incomodá-lo cada vez mais.

“Uma ousada e divertida homenagem ao faroeste.” - Hollywood Reporter

"O filme tem uma dimensão cinéfila ao dialogar com outros gêneros, felizmente sem se reduzir a eles. As referências ao faroeste estão claras nos planos gerais, na ambientação da história (...) O filme noir é outra referência na fotografia sombria, cuja paleta de cores é dominada por tons escuros, reforçando o suspense e principalmente a desolação do lugar." - Folha de São Paulo

Convidados:

  • Erico Rassi
  • Luana Melgaço
  • Glaura Cardoso Vale
  • Marcos Pimentel

Haverão também cursos gratuitos. As vagas são limitadas e há datas para encerramento de inscrições:

  • Documentário de observação (até 20 de abril)
  • Produção executiva para cinema (até 02 de maio)
  • Direção Cinematográfica (até 10 de maio)
  • Escrever e ler com a câmera: ensaio, poesia, carta e diário no audiovisual (até 25 de abril)

 

Luana Melgaço ministra curso ‘Produção executiva para cinema' na 1ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais

 

A 1ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais promove o curso Produção Executiva para cinema com a produtora Luana Melgaço, nos dias 7 e 8 de maio, das 13h30 às 21h30, no Centro Cultural UFG.  O projeto é desenvolvido pela nonanuvem filmes, com o patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, via Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás)  e apoio do Centro Cultural UFG e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás.

Produção executiva para cinema – Luana Melgaço vai examinar a função e as atividades exercidas pela produção executiva de um filme, abordando desde a formatação de projetos para fundos/editais e captação de patrocínio até a gestão dos recursos do orçamento ao longo do desenvolvimento, produção, finalização e comercialização. Com mais de dez anos de atuação no mercado, ela vai tratar, ainda, da relação com os outros departamentos do filme e com o processo criativo, além de estratégias de otimização do processo de produção audiovisual. A oficina inclui exibição de trechos de filmes para estudos de caso, compartilhamento de planilhas, documentos e da própria experiência da produtora.

Luana Melgaço(Anavilhana Filmes / Teia) - Vive e trabalha em Belo Horizonte. É sócia da Anavilhana Filmes e foi integrante da Teia entre 2010 e 2014, tendo desenvolvido projetos e produzido curtas, longas e instalações em parceria com os realizadores do grupo. Assina a produção de A cidade onde envelheço, longa-metragem de Marilia Rocha que estreou na competição Hivos Tiger do Festival de Roterdã, 2016, contemplado pelo Programa Petrobras Cultural e World Cinema Fund, co-produção Brasil e Portugal e grande vencedor do festival de Brasilia em 2016, com estreia nas salas de cinema em 2017, pela Vitrine Filmes.

É também a produtora de Girimunho, longa de Helvécio Marins Jr e Clarissa Campolina, uma co-produção com a Dezenove Som e Imagens, Autentika Films (Alemanha) e Eddie Saeta (Espanha), apoiada pelo Hubert Bals Fund (Roterdã), Ibermedia e World Cinema Fund (Berlinale), com estreia mundial no Festival de Veneza, em 2011. Produtora do longa-metragem O céu sobre os ombros, de Sérgio Borges, grande vencedor do Festival de Brasília em 2010, com os prêmios de melhor filme, melhor direção, roteiro, montagem e prêmio especial para os atores, e estreia internacional no Tiger Awards Competition, Festival de Roterdã (2011).

Produziu ainda o longa-metragem A falta que me faz, de Marilia Rocha, premiado como melhor filme no Festival Latino Americano de São Paulo (2010), além de oito documentários de Marcos Pimentel, entre eles os longas-metragens Sopro A parte do mundo que me pertence, os curtas Sanã e A poeira e o vento– este último, vencedor do Festival É Tudo Verdade em 2011; além de Horizontes Mínimos, projeto que representa o Brasil no programa III DOCTV Latino-América, exibido nas televisões públicas de 16 países do continente americano.

Os filmes que produziu ganharam prêmios e foram exibidos em festivais nacionais e internacionais, lançados em sala de cinema, DVD e televisão. Atualmente desenvolve os projetos de longa-metragem Coiote, de Sergio Borges, em fase de montagem; Saudade, de Marcos Pimentel, em fase de pré-produção, Canção ao Longe, de Clarissa Campolina; Corte Real, de Julia de Simone e Kevin, de Joana Oliveira, todos em fase de desenvolvimento de roteiro. É produtora do Núcleo Criativo Transcriações, financiado pelo Prodav 03, que desenvolve projetos de quatro longas-metragens e duas séries de televisão com um grupo de 15 roteiristas.

Para mais informações sobre os cursos e inscrições clique aqui

 

[Serviço]

Dia: 23/04
Horário: 19h
Local: Teatro CCUFG
Ingressos: Entrada Gratuita

Dia: 02 e 03/05
Horário: 14h às 21:30h
Local: Sala de Intercâmbio e Ações Educativas
Ingressos: Entrada Gratuita

Dia: 07 e 08/05
Horário: 13:30h às 21:30h
Local: Sala de Intercâmbio e Ações Educativas

Dia: 14/ 05
Horário: 19h às 21:30h
Local: Teatro CCUFG
Ingressos: Entrada Gratuita

Dia: 15 e 16/ 05
Horário: 14h às 21:30h
Local: Sala de Intercâmbio e Ações Educativas
Ingressos: Entrada Gratuita

Categorias: Aconteceu