duda paiva potuação do objeto

Residência Duda Paiva - Pontuação do Objeto

Duda Paiva promove imersão ao teatro animado em curso interativo

Há 25 anos na Holanda, diretor e bailarino discute teatro e dança em workshop com convidados atuantes das artes cênicas nos palcos brasileiros.

Pioneiro de um novo conceito de movimento que anima e estende a linguagem corporal para os palcos, o coreógrafo e diretor Duda Paiva vai transformar o Centro Cultural UFG num grande salão de teatro animado. Entre os dias 16 de maio a 14 de junho o artista realiza o workshop ​A Pontuação do Objeto​, que expõe a sua metodologia de trabalho junto com outros profissionais convidados, com foco no corpo, voz, movimento e outros instrumentos narrativos. As inscrições são realizadas através do e-mail pontuacaodoobjeto@gmail.com ou pelo telefone (62) 32096251.

Há 25 anos em Amsterdam, na Holanda, onde criou a Duda Paiva Company, o artista goiano é referência no teatro de animação da Europa, onde mistura dança contemporânea e manipulação direta de esculturas feitas de espuma de borracha, os seus bonecos. Usa também o movimento e a voz como instrumentos narrativos dentro da coreografia. Nas
aulas, sempre de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h, serão apresentados aos alunos a técnica com qual o artista trabalha ​A Pontuação do Objeto​. Ao longo do workshop, Duda convida professores da área da dança e teatro para uma troca de aprendizado e profissionalização, como os profissionais Adriano Bittar, Vanessa Bertolini e Kleber Damaso. Experimentações e aprendizado serão postos em cena. "É teatro, dança, animação. Consiste em usar o corpo do manipulador como uma plataforma dançante para o boneco e vice-versa. Explora também o espaço para inspirar a imaginação e a criatividade dos participantes", explica o profissional.

Duda atuou durante muitos anos na Quasar Cia de Dança, no Balé do Estado de Goiás e no projeto original Martim Cererê. Atualmente se divide entre direções do repertório de espetáculos da DPC e nos palcos, em festivais de todo o mundo. Entre os mais recentes, estão: Festival de Animação de Fiams (Canadá), Festival de Animação de Florianópolis (FITA), no Festival de Animação de Byalistok (Polônia) e no Festival Contemporâneo de WUZHEN (China). Em 2015 foi convidado de honra do maior festival de teatro de animação do mundo, o Festival Mondial des Teatre der Marionnettes de Charleville-Meziers (França).

Residência Duda Paiva - Foto 2Residência Duda Paiva - Foto 1

Fotografia Petr Kurecka

Residência Duda Paiva - Foto 4Residência Duda Paiva - Foto 3

Fotografia Patrick Argirakis

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas através do e-mail (​pontuacaodoobjeto@gmail.com​) ou o telefone (62)32096251.

A PONTUAÇÃO DO OBJETO

Data: 16 de maio a 14 de junho
Local: Centro Cultural UFG (CCUFG)
Endereço: Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário, Goiânia (Praça Universitária)