procurando o eixo

Procurando O Eixo

Ampliando as discussões do projeto Procurando o Eixo, neste ano nos interessa conhecer e conversar sobre as fricções que tem sido feitas a partir das práticas somáticas e da construção técnica e criativa do balé.
Para isto, convidamos um corpo de pesquisadores brasileiros que compõem a Rede de Medicina e Ciência da Dança para trocar experiências frutíferas a partir de suas experiências com professores, pesquisadores, bailarinos, criadores, estudantes e interessados no assunto.
A proposta é conhecer e partilhar tanto experiências/pesquisas que têm sido desenvolvidas em Goiânia e região metropolitana como de outros estados do Brasil, fortalecendo e dando corpo a um grupo de pesquisadores interessados em propostas de práticas somáticas, balé, técnicas corporais e performance em dança.

Abrilhantando-nos com "Conhecer em Movimento: Curso intensivo de dança clássica", Deborah Dodd [DF].

procurando o eixo

Como a dança clássica promove o conhecer e o criar em movimento? Até que ponto podemos ser criativos durante os exercícios na aula de dança clássica? Como ela promove a versatilidade e a autenticidade necessárias para a dança que dançamos hoje? Dessas questões nasceu a co-criação sensível, abordagem desenvolvida desde 2007 por Deborah Dodd que investiga o ensino da dança clássica a partir da tríade criatividade, colaboração e percepção, contrapondo-se desta forma, aos métodos tradicionalmente mecanicistas de se praticar e se aprender essa arte. As cinco etapas que compõem a Co-criação Sensível facilitam a experiência do Conhecer em Movimento, um processo de sentir e dar sentido ao conhecer que anaflora enquanto dançamos.


O workshop oferece ferramentas técnicas, composicionais e sensoriais aplicadas diretamente nas aulas de dança clássica e que apoiam o desenvolvimento integral de cada bailarino, ou bailarina. Durante dois dias iremos acompanhar o percurso do movimento na dança clássica: desde o seu início precoce - invisível ao olho e sensível ao corpo; passando por práticas de análise dos movimento da dança clássica; seguindo para um processo de composição coreográfica; e termina com o compartilhar do processo coreográfico em uma experiência cênica.

procurando o eixo

 

Especificações

O curso é destinado a pessoas interessadas na dança e na pesquisa do movimento: bailarinos, professores, coreógrafos, e amantes da dança em geral. Um nível básico de conhecimento da dança clássica é aconselhável, mas pessoas com pouca ou muita experiência nessa técnica serão igualmente bem vindas. O curso se volta para todos aqueles que desejam criar, experienciar e conhecer esse mundo, em movimento.

 

+info: https://www.facebook.com/Procurando-o-Eixo-1832833740302119/

 

[Serviço]

Dia: 31/05 e 01/06
Horário: 09:30h às 11:30h e 13:30h às 18h
Local: Teatro CCUFG
Ingressos: R$30,00

Categorias: Aconteceu