História da Fotografia

Histórias da Fotografia

O Projeto

O curso promoverá estudos e reflexões sobre a multiplicidade de abordagens teóricas e práticas da fotografia por meio de uma sequência de 3 módulos complementares cujos conteúdos tratarão das técnicas, das estéticas e dos circuitos sociais da fotografia desde as suas origens até as suas investigações contemporâneas.

Considerando a grande demanda por formação especializada em teoria e história da fotografia, este curso vem de encontro às reivindicações de estudantes e pesquisadores, bem como de profissionais da área que, mesmo tendo ampla vivência na prática e produção fotográfica, carecem de conhecimentos acerca dos processos comunicativos e artísticos desta linguagem desenvolvidos no Brasil e no exterior desde invenção do médium em meados do século XIX.

Esperamos que o projeto auxilie na formação dos cursistas e no desenvolvimento da cultura da fotografia em suas múltiplas ações existentes não apenas no universo da comunicação (imprensa, publicidade, moda, ciência, etc.) como também no campo da criação artística, onde a fotografia deixou de ser coadjuvante e tornou-se protagonista - o que pode ser percebido pela a sua destacada presença Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte no cenário das artes visuais na contemporaneidade (bienais de arte, museus, galerias e coleções públicas e privadas em todo o mundo).

O curso justifica-se, portanto, pelo desejo de viabilizar gratuitamente o ensino de teoria e história da fotografia, ampliando o campo de formação nessa área para além dos locais tradicionais (universidades, faculdades, escolas privadas especializadas) e, portanto, fornecendo ao público alvo (fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais e pesquisadores e estudantes da área) um novo espaço de aprendizagem que promova o acesso ao conhecimento sobre a arte e cultura fotográfica em nossa cidade.

 

Formato

O curso compreende a carga horária de 80 horas, distribuídas em 3 meses, sendo um módulo por mês. Sempre às quintas e sextas-feiras nos períodos vespertino (14 às 17h) e noturno (19 às 22h), do dia 09 de agosto a 26 de outubro de 2018. 

 

Equipe 

Coordenação: Rafael Castanheira
Produção: WA IMAGEM
Assistente Administrativo: Dayanne Samayk
Assistente de Produção: Samuel Hilário
Designer: Gabriel Mesquita
Web: Pablo Araújo

 

Convidados:

Déborah Rodrigues Borges - Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Professora de Fotografia, Fotojornalismo e Teoria da Imagem nos cursos de Comunicação Social da PUC-GO. Desenvolve pesquisas sobre história da fotografia em Goiás, fotografia popular e as relações entre fotografia e memória.

 

Rafael Castanheira - fotógrafo e jornalista. Possui doutorado em Comunicação (2017) pela UnB e mestrado em Artes e Cultura Visual pela UFG. Atuou como fotojornalista e assessor de comunicação no RJ, Brasília, Amazonas e MT. Desde 2007 trabalha como professor (UFG, PUC-GO e IESB). Atualmente é professor na UCB e na UNIP(DF), e desenvolve projetos pessoais em fotografia como ensaios, pesquisas e curadorias.

 

Samuel de Jesus - Doutor em Études Cinématografiques et Audiovisuelles pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle sob a direção de Philippe Dubois, e doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicação - UFRJ (2010), sob a direção de Consuelo Lins, Samuel de Jesus desenvolveu um pós-doutorado em Artes Visuais, em torno da questão do corpo no limite e das suas práticas extremas nas artes contemporâneas, sob a direção de Sônia Salzstein Goldberg, na Escola de Comunicações e Artes da USP. Autor do livro "Saudade. Da poesia medieval a fotografia contemporânea. O percurso de um sentimento ambíguo [Autêntica, 2015]. Samuel de Jesus é atualmente Professor Doutor em História da arte e da imagem, na Faculdade de Artes Visuais da UFG, Membro Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV-UFG e Coordenador da Programação de Artes Visuais do Centro Cultural UFG.

 

Programação

 

História da Fotografia
História da Fotografia
História da Fotografia
História da Fotografia
História da Fotografia
História da Fotografia

 

 

Mais informações: http://www.historiasdafotografia.art.br/

Categorias: Aconteceu