FUGA 11

FUGA 11

Do dia 03 ao dia 14 de dezembro, acontece o FUGA 11 - Festival de Artes Cênicas de Goiás no Centro Cultural UFG e na Escola de Música e Artes Cênicas.

FUGA 11

SOBRE O FUGA E A PONTOS DE FUGA

O Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás - FUGA é produzido pelo projeto de extensão e cultura Universidade em Cena, pelo colegiado do cursos de Artes da Cena, Coordenações de Curso e Direção da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Ele foi criado em 2007, em formato experimental, ainda trazendo o nome do próprio projeto: Mostra Universidade em Cena. Em 2008, decidimos adotar o formato de festival, quando nasceu a denominação atual: FUGA, como sigla (Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás) e metáfora da experiência crítica do teatro, da performance e da dança como pontos de fuga da realidade social. Proposições poéticas de realidades alternativas. Desde então, a primeira edição do festival, em 2007, ainda no formato de mostra, foi rebatizada de FUGA ZERO (2007), resultando da décima segunda edição levar o nome de FUGA 11 (2018).

Ao longo dos últimos 12 anos, o FUGA tornou-se a principal data do calendário acadêmico das Artes da Cena na UFG, orientado pela vocação de fortalecer a produção cênica local e nacional, com o horizonte de diálogo entre academia e comunidade. Em 2016, após seis anos de funcionamento do curso de Direção de Arte, nasceu a ideia de abrir um lócus plástico-visual de reflexão da produção e crítica específica desse novo campo de formação superior que a UFG fundou no país. A Direção de Arte como concebida pela UFG dota os campos da cenografia, figurino, iluminação, projeções e visualidades da cena, de modo geral, do status de campo autônomo de conhecimento, atravessando as fronteiras entre a dimensão espetacular e audiovisual. Surge então a PONTOS DE FUGA – Mostra Universitária de Direção de Arte. Se, por um lado, a mostra objetivava conceder autonomia de produção e reflexão crítica ao novo curso, por outro lado, ela nasce apontando para um diálogo imprescindível com a perspectiva do festival. Duas ações independentes e inter-relacionadas. A PONTOS DE FUGA chega em 2018 a sua terceira edição. A primeira ocorreu na Vila Cultura Cora Coralina, a segunda no Centro Cultural Octo Marques, enquanto esta terceira aposta fortemente na importância do trânsito com o festival, adotando a galeria do Centro Cultural UFG como lócus, possibilitando a circulação entrecruzada entre o público das artes da cena e das artes visuais, que constituem as duas principais áreas de formação artística do estudante de Direção de Arte. O FUGA e a  PONTOS DE FUGA cumprem dupla função: a de serem ocasião de abertura da UFG para o diálogo interartístico com a comunidade, com a recepção da produção artística independente, que nutre os estudos acadêmicos em arte, e a de estabelecer uma possibilidade de exposição da produção artística universitária, com caráter formativo, pedagógico. Desta forma, o festival e a mostra não são concebidos como instâncias de apresentação de produtos acabados, pontos finais dados pelos artistas, mas como pontos de inflexão, arte em processo, work in progress.

FUGA 11 e PONTOS DE FUGA 3 – Territórios Expandidos

Coadunando o entrecruzamento entre cena e visualidade, o Festival e a Mostra deste ano trazem a mesma temática referencial: Territórios Expandidos. O tema reforça a proposição de trabalhar para além das noções tradicionais de território, habitualmente aceitas, apostando na porosidade entre as linguagens artísticas: teatro, instalação, dança, performance, audiovisual. As atividades do FUGA serão realizadas de 03 a 14 de dezembro, em dois lugares principais: o teatro do Centro Cultural UFG, entre 03 e 10 de dezembro, e o LACENA – Teatro Laboratório, localizado no Campus Samambaia da UFG, entre o prédio principal de EMAC e a Biblioteca Central, entre 11 e 14 de dezembro. Outros espaços anexos a estes estarão recebendo também atividades de apresentação, debate, crítica e formação. A PONTOS DE FUGA – Mostra Universitária de Direção de Arte está atualmente organizada em três eixos: a) expositivo; b) formativo; c) crítico. Embora esses três eixos se entrelacem e correlacionem, nos esforçamos em garantir sempre a ocorrência de minicursos e mesas de debate que fortaleçam o campo da crítica e da formação. A Mostra ocorrerá principalmente na galeria do Centro Cultural UFG, no período de 05 a 14 de dezembro. Partilhará com o festival diversas atividades performativas, formativas e críticas, que entrecruzarão as duas ações culturais. Deste modo, haverá palestras, debates e oficinas relativas à mostra que ocorrerão na sala pedagógica do CCUFG, e nas instalações do Pavilhão de Laboratórios de Artes da Cena da EMAC/UFG, Campus Samambaia. Uma das atividades desta edição é a mesa que homenageia o diretor, teatrólogo e professor Hugo Zorzetti, falecido em 2017, e um dos fundadores do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Zorzetti conheceu a área cultural como poucos em Goiás. Amigo de figuras importantes como Otavinho Arantes, Cici Pinheiro e João Bennio, Zorzetti começou no teatro por volta de 1964, quando estudava no Atheneu Dom Bosco. Ainda bem jovem, fez um quadro no programa A Juventude Comanda, do colunista Arthur Rezende, na TV Anhanguera, junto com o humorista Phaulo Gonçalves. Entre as atividades entrecruzadas de crítica e reflexão destacamos as seguintes mesas temáticas/palestras: 1) A Prática da Pesquisa e a Pesquisa na Prática, palestra proferida por Silvia Maria Geraldi (UNICAMP); 2) Jogos e Cenários Digitais, palestra proferida por Wagner Camacho SENAC/GO); 3) Território Expandido, mesa temática regida por Alexandre Nunes, Dalmir Rogério Pereira e Kléber Damaso; Entre as atividades formativas, destacamos os seguintes minicursos e oficinas: 1) Figurino e Estratégias de Criação, ministrada por Amabilis de Jesus (FAP/PR); 2) Teatralidade e Resistência: Qual o Parangolé que lhe Atravessa? - ministrada por Dalmir Rogério Pereira (UFG); 3) Cosmetologia e Saboaria Natual, ministrada por Rafaela Blanch (UFG); 4) Oficina de DragQueen, ministrada por Rafaela Blanch e Matheus Milhomens (UFG).

Inserida na Mostra Pontos de FUGA, a Mostra Rastro e Presença, coordenada pelo professor Damir Rogério Perereira, apresenta a a síntese da produção de alunos do curso do quarto período de Direção de Arte. A ideia é que corpo, espaço e objeto possam ser utilizados e pensados com o propósito de fomentar a autonomia criativa do diretor de arte na cena contemporânea. No campo do cinema e audiovisual, a Mostra Filmes em FUGA, reúne projetos audiovisuais realizados por alunos do bacharelado em Direção de Arte. Com coordenação do professor Benedito Ferreira, a mostra conta com curadoria das realizadoras convidadas Fabiana Assis e Ludielma Laurentino. Abrange as modalidades de ficção, documentário, ensaios e registros de processos de criação. "Compreendemos que o cinema independente está comprometido com a dinâmica da contemporaneidade e neste momento em que o Brasil atravessa uma crise política e cultural, a mostra torna-se mais necessária do que nunca", afirma Ferreira.

O FUGA traz em sua programação uma grande diversidade de espetáculos produzidos na universidade, nas disciplinas de conclusão de curso e nos grupos de pesquisa, bem como espetáculos produzidos por artistas independentes e convidados de outras universidades do Brasil. Confiram a programação e agendem as datas!

PROGRAMAÇÃO NO CCUFG

03/12
9h30 - Pré-lançamento FUGA 11
Centro Cultural UFG - CCUFG

20h - Autêntico Crime Perfeito ou Balé
das Mulheres Mortas - Espetáculo de
Conclusão de Curso UFG
Direção: Kleber Damaso
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

04/12
20h - Autêntico Crime Perfeito ou Balé
das Mulheres Mortas - Espetáculo de
Conclusão de Curso UFG
Direção: Kleber Damaso
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

05/12
16h - Credenciamento do FUGA 11 e
Pontos de FUGA 3
CCUFG

17h às 20h - Mesa:
“Hugo Zorzetti, legado e memória”
Coord.: walquíria Batista
Mediação: Maria Cristina Magalhães.
Convidados: Mauri de Castro,
Nilton Rodrigues, Nivaldo David
e Saulo Dallago.
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

20h às 22h - Abertura Oficial, Coquetel e Visita à
Mostra Pontos de FUGA 3
Centro Cultural UFG - CCUFG

06/12
7h às 19h - Mesa: Território Expandido
Dalmir Rogério, Alexandre Nunes e
Kléber Damaso
Sala Pedagógica - CCUFG

20h - Dramas in Fluxo - Espetáculo de Conclusão de Curso UFG
(não recomendado para menores de 14 anos)
Direção: Renata Weber
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

07/12

19h30 - Dês(em)carceramento
Orientação: Renata Weber
Sala de Dança Centro Cultural UFG -
CCUFG

20h - A Noite dos Assassinos (não recomendado para menores de 16 anos)
Grupo Máskara
Direção: Robson Corrêa de Camargo
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

08/12
20h - Partidos
Cia com Fome
Direção: Allan Jacinto Santana
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

09/12
17h - Donde Estão as Estrelas
Teatro que Roda
Praça Universitária - próximo ao CCUFG

19h30 - Dês(em)carceramento
Orientação: Renata Weber
Sala de Dança Centro Cultural UFG -
CCUFG

20h - Fragmentos de Mãe (não recomendado para menores de 14 anos)
Ludos
Direção: Clarice Costa
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

10/12
9h - Minicurso DragQueen
Matheus Milhomens e Guilherme de Paula
Sala de Dança Centro Cultural UFG - CCUFG

14h às 16h - Aula aberta da Disciplina de
Maquiagem - Rafaela Blanch
CCUFG

17h às 19h - Palestra: A Prática da Pesquisa
e a Pesquisa na Prática
Profa. Dra. Silvia Maria Geraldi - UNICAMP
Sala de Dança Centro Cultural UFG - CCUFG

19h30 - Não posso esqu cer (não recomendado para menores de 14 anos)
Performance: Maria Ângela de Ambrosis
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

20h - Dramas in Fluxo - Espetáculo de Conclusão de Curso UFG
(não recomendado para menores de 14 anos)
Direção: Renata Weber
Teatro Centro Cultural UFG - CCUFG

17/12
14h às 15h - Entrega dos Certificados
Galeria Centro Cultural UFG - CCUFG

[Serviço]

Dia: 03 a 14/12
Local: Centro Cultural UFG
Endereço: Av. Universitária, n° 1533, Setor Universitário
Ingressos: Entrada Franca
Mais informações e programação completa: https://emac.ufg.br/e/22410-fuga-11

Categorias: Aconteceu