Poliana de Jesus Alves

Masterclass de Canto Lírico com Poliana Poliana Alves de Jesus

O CCUFG recebe no dia 14/09, das 13 h às 18:30 h, a professora Poliana Alves, do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, para ministrar uma masterclass gratuita de canto lírico. 

RELEASE:

A convite do professor Jadson Alvares do Instituto Tecnológico em Artes Basileu França, a professora Poliana Alves, do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, juntamente com o Professor Dêmades Gomes Farias, ministrará gratuitamente dia 14/09, das 13 h às 18:30 h, uma masterclass para os alunos de canto lírico do Instituto e demais interessados.

 

Currículo resumido dos professores que participarão da masterclass: 


Poliana de Jesus Alves Função: Professora de canto (convidada)

Mezzo soprano, é doutoranda em Música – Práticas Interpretativas – Canto, pela Universidade Estadual de Campinas/SP (UNICAMP) com a orientação da profª Dr ª Adriana Giarola Kayama e estudou canto com as professoras Edmar Ferretti e Adriana Giarola Kayama.
Como cantora lírica, realizou as montagens das óperas Dido and Eneas (2ª Dama - Purcell), Suor Angelica (Suor Angelica (1992) e Zia Principessa (2018) - Puccini), Cavalleria Rusticana (Santuzza - Mascagni). Cantou como solista as obras Cantata 78 (Bach) com a orquestra do Departamento de Música regida pelo maestro Flávio Santos, Requiem (Mozart) com o Coral da UFU regência de Edmar Ferretti, Cantata de Natal (R. Tacuchian), Missa Diligite (C. Guarnieri), Tota pulchra es, Maria (José Maurício Nunes Garcia), Psalm 97 do compositor Calimério Soares em primeira audição mundial e as obras Trinidad Lunar e The Bethsaida Miracle (primeira audição nacional) ambas do compositor Antônio Celso Ribeiro. Executou junto à Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) as obras El Amor Brujo (M. de Falla) regência de Simone Menezes e solista da 9ª Sinfonia (Beethoven) e La Mort de Cléopâtre (H. Berlioz) ambas com a regência do maestro Carlos Fiorini. Solista convidada do grupo Udi Cello Ensemble, executou a Bachianas Brasileiras nº 5 (H. Villa-Lobos), ainda junto ao Udi Cello Ensemble, cantou sob as regências dos maestros Júlio Medaglia e Marcos Arakaki; foi solista do Requiem (Mozart) com a Orquestra Sinfônica de Goiânia sob a regência do maestro Ângelo Dias, além de vários recitais de câmera por todo o Brasil. Recentemente foi professora convidada do XIV BFO’s (Barcelona Festival of Song) na cidade de Barcelona/Espanha, onde realizou um concerto com obras brasileiras.
É pesquisadora tendo seu foco nas questões interpretativas a respeito da música erudita brasileira, com enfoque no canto em português, do séc. XIX e início do séc. XX e atualmente é É professora de canto no Instituto de Artes no curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Poliana de Jesus Alves

Foto: Divulgação


Jadson José Alvares Função: Professor auxiliar

Barítono, ingressou em Licenciatura em Música na Universidade Federal de Alagoas e concluiu o bacharelado em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás. Em seus estudos de canto teve como professores: Fátima de Brito, Marília Alvares, Edson Marques e atualmente concluiu, como projeto de extensão na UFG, a disciplina Canto Lírico I à VIII, totalizando oito semestres, na classe do profº Ângelo Dias. Atuou como solista em vários concertos com coro e orquestra, dentre eles: Sinfonia No 9 em D menor Op. 125 e Missa em C Maior de L. V Beethoven, Ein Deutsches Requiem Op. 45 de J. Brahms, Cantata BWV 147 de J. S. Bach, Mass of The Children de John Rutter, Missa do Orfanato KV139 de W. A. Mozart, Missa em Sol Maior D.167 de F. Schubert, Chichester Psalms de L. Bernstein, Jephte de Giàcomo Carissimi e Stabat Mater de Antonio Caldara. Participou das montagens das óperas: Gianni Schicchi de G. Puccini (Betto de Signia), Cosi Fan Tutte de W. A. Mozart (Don Alfonso), Amélia al Ballo de G. C. Menotti (Il Marito) em Uberlândia - MG, Der Schauspieldirektor de W. A. Mozart (Buff), Amahl e os Visitantes da Noite de Gian-Carlo Menotti (Melchior), Il Guarany de A. C. Gomes (Alonso) em Assunção – Paraguai, sob regência do italiano Francesco Gricolo e Carmen (cortina lírica) de G. Bizet junto a Orquestra Filarmônica de Goiás, sob regência de Neil Thompson. Atualmente é professor de canto no Instituto Tecnológico de Goiás - Artes Basileu França (ITEGO) e aluno do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal de Goiás (IFG).



Dêmades Gomes Farias Função: Professor auxiliar

Tenor, cantor e professor de canto, dicção e fonética e natural de Brasília-DF, iniciou seus estudos musicais em Goiânia no Centro Cultural Gustav Ritter em 1995. Cursou  Educação Musical-Habilitação Canto na UFG. Participou masterclasses com: Debra McDavid (USA), Kate Eberle (USA), Jack Timberly (USA), Victoria Evtodyeva (Russia), Ileana Cotrubas (França/Romenia),Sumi Jô (Coréia-França),Juan Pons (Espanha), Sondra Radvanovsky (USA),Anna Smirnowa(Rússia-USA), Ilza Corrêa(Brasil) Luiz Tenaglia e Honorina Barra (Brasil). Solista durante o 3º Encontro Internacional de Regentes em Goiânia.Em 2005 foi o tenor convidado para as comemorações do Bicentenário de Alan Kardek em Paris-França. Integrou a montagem das óperas La Traviatta,Verdi, Dido e Enéas, Purcell, Gianni Schichi,Puccini,dentre outras. Vencedor do 1º FEMUC (Festival de Musica Cristã) de Goiânia, melhor Intérprete. Integrante do Coro Sinfônico de Goiânia desde sua fundação e coordenador de área (Canto) no Centro Profissional em Artes Basileu França e Escola de Artes Veiga Valle.
De 2008 a 2014, concursado,integrou o Coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, atuando ao lado de renomados cantores líricos:Sumi Jo, Anna Smirnowa, Licio Bruno,Eiko Senda,Eliane Coelho e outros. Integrante no Rio de Janeiro da Cia.Lirica de Opera, como solista nas montagens de Gianni Schichi (Puccini), Faust (Gounod), La Traviatta (Verdi), Madama Butterfly (Puccini) e solista na Cia. de Òpera Versátil, na òpera O Rei Arthur (Purcell), sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro - espetáculo indicado pelo jornal O Globo como um dos 10 melhores do ano de 2008.É professor de Técnica Vocal em Goiânia e promove eventos culturais diversos.  

SERVIÇO: 

Evento: Masterclass de Canto Lírico com Poliana Poliana Alves de Jesus
Local: Centro Cultural UFG
Data: 14 de setembro
Horário: das 13 h às 18:30 h
Entrada Franca. Os interessados devem chegar pontualmente no horário de início da masterclass. 
Endereço: Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário.

 

 

Categorias: NOTICIA