Duo Ítaca

Duo Ítaca abre série de concertos na UFG

Apresentação no Concertos Didáticos para Juventude com a clarinetista Paula Pires e o pianista Horacio Gouveia tem entrada gratuita e ocorre na próxima quarta-feira, 18 de setembro

O Duo Ítaca, formado por Paula Pires (clarinete) e Horacio Gouveia (piano), abrirá a temporada da série Concertos Didáticos para Juventude. A apresentação ocorrerá na próxima quarta-feira(18), às 20 horas, no Centro Cultural UFG, no Setor Universitário, em Goiânia. Com entrada gratuita, sujeita apenas à lotação do espaço, o concerto possui direção artística de Ana Flávia Frazão e coordenação geral de Gyovana Carneiro. 

 

Duo Ítaca vertical

 

A música que será interpretada pelo duo propõe uma nova perspectiva artística. Tanto que o nome Ítaca é uma referência ao poema grego Konstantino Kavafis, que mostra que a essência da viagem está na experiência do caminho percorrido. Paula Pires e Horacio Gouveia, ambos músicos premiados, trazem novas abordagens sonoras para obras consagradas no cenário da música de concerto.

 

Paula Pires é doutoranda em Música pela Universidade de Évora (Portugal)  e mestre em clarinete pela Hochschule für Musik und Tanz Köln (Alemanha). Atua como solista de música contemporânea, camerista e instrumentista de orquestra. Integra a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) em Brasília. É vencedora do 1° Concurso Jovens clarinetistas Devon e Burgani, do Jovem Músico BDMG e do II Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG). 

 

Já Horacio Gouveia é doutor em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), estudou na Universidade Albert Ludwig Freiburg (Alemanha). Também atua como recitalista, camerista e solista. É professor Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). O pianista possui diversos prêmios, entre eles, foi vencedor do XVI Concurso Jovens Solistas da Sinfônica de Porto Alegre, 1º lugar no X Concurso Cidade de Araçatuba, 2º Lugar no I Concurso Cultura FM - Prêmio Promon e no Concurso Internacional Guiomar Novaes.  

 

 

Serviço

Concertos Didáticos para Juventude 

Duo Ítaca 

Paula Pires (Clarinete) e Horacio Gouveia (Piano) 

Dia 18 de setembro, quarta-feira  

Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia)

Horário: 20 horas

Entrada franca, sujeita à lotação do teatro 

Site: www.concertosemgoiania.com

Facebook e Instagram: @concertosemgoiania

Categorias: Aconteceu