Núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas

Em 19/08/16 23:25 Atualizada em 12/11/16 17:46
Com a criação do Núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas do CCUFG, criado em junho de 2016, a Universidade Federal de Goiás (UFG) fortalece e reconhece a importância assumida pelo público e das ações de educação e comunicação dentro da Instituição.

Entendidas como formas de mediação entre o sujeito e o bem cultural, as ações educativas facilitam a criação de significados sobre as obras expostas, bem como potencializam o conhecimento e a valorização do patrimônio público cultural da UFG.

O núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas do CCUFG atua por meio da consolidação de um programa de atividades voltadas à reflexão conceituais e práticas acerca das propostas que envolvem o trabalho de mediação, bem como a sua inserção dentro de ações artísticas e educativas. Em outras palavras, buscamos elaborar diversas ações e atividades que articulam e propõem meios de dialogar, refletir, inventar, experimentar e aprender conjuntamente.

img_IAE_01

Missão: Colaborar para que nosso(a) visitante possa elaborar conteúdos críticos que ajudem a criar novos
sentidos e narrativas sobre o que se vê, por meio do diálogo e troca de experiências.

FB >> Acompanhe nossas ações: https://www.facebook.com/educativoccufg/

Essas atividades são pensadas desde a perspectiva de mediação cultural crítica, na qual a participação do público se faz essencial, divergindo da mediação tradicional que tem o objetivo de simplesmente “repassar” informações sobre a obra e o(a) artista.

Ao pensar a prática, o Núcleo Educativo do CCUFG articula atitude inventiva e reflexiva como processos de mão dupla, ou seja, uma troca de percepções entre o(a) mediador(a) e o(a) visitante da Galeria. O conceito de mediação cultural do núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas pretende estimular o olhar crítico, incentivar o diálogo e a reflexão conjunta, usando como suporte a arte contemporânea para a construção de novos conhecimentos que possam gerar deslocamentos ou novas significações.

Portanto, o núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas entende a mediação cultural como locais de escuta, trocas de experiências e afetos para o desenvolvimento de suas ações, visando à realização de um trabalho educativo profundo e expressivo.

Neste sentido, núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas pensa o Centro Cultural como um contêiner de projetos culturais, cuja potencialidade pedagógica deve ser explorada e compartilhada com a sociedade.

O Núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas oferece um programa de atividades orientadas a diversos públicos, como: escolas, universidades, ONGs, projetos sociais diversos, grupos turísticos, entre outros. O objetivo das visitas dialogadas é criar espaços de diálogos compartilhados, nos quais cada pessoa possa expor suas vivencias, conhecimentos e percepções. Em uma visita dialogada também se pode entregar informação específica que complemente a observação da obra e que estimule a participação, abrindo possíveis leituras.