Recital Eudóxia de Barros

Recital com a Pianista Eudóxia de Barros

Evento

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Praça Universitária - Setor Universitário

: 30 de Outubro 2019 às 20:00

RELEASE:

O Centro Cultural recebe dia 30/10, às 20 h, a pianista Eudóxia de Barros para um recital em comemoração ao Jubileu de Ouro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás . No programa , peças de consagrados compositores brasileiros e estrangeiros como Erik Satie , Villa-Lobos , Ravel , Chopin , Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda , Fernando Cupertino, Ernesto Nazareth e a Grande Tarantela de Gottschalk entre outros.

Recital Eudóxia de Barros

Foto: Divulgação

SOBRE EUDÓXIA de BARROS:

Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista.

Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas têm tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais.

Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVD . São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado.

Foi eleita membro da Academia Brasileira de Música em 1989, ocupando a cadeira n° 14 do patrono Elias Álvares Lobo. É co-fundadora e Presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que se ocupa da defesa e difusão da música erudita brasileira e que existe desde 1984.

Escreveu um livro de “Técnica Pianística” publicado pela Editora Ricordi / Musicalia, já na 2ª edição. Ao longo de sua carreira Eudóxia lançou trinta e um LPs, quinze CDs e dois DVDs.  Foi convidada pela COMEP ( Comunicação Edições Paulinas ) a gravar a obra integral para piano do compositor paulista Osvaldo Lacerda, gravação que começou em Outubro de 2015, e a partilhou com mais seis pianistas escolhidos por ela porque também sempre tocaram obras do compositor; o lançamento dessa coleção, aconteceu no dia 23 de Setembro de 2017, em São Paulo, no mesmo ano em que o compositor estaria completando 90 anos . Eudóxia ganhou muitos prêmios, inclusive um “Disco de Ouro” em 1975. Eudóxia lançou o CONCURSO INTERNACIONAL de INTERPRETAÇÃO PIANÍSTICA da OBRA do COMPOSITOR OSVALDO LACERDA realizado em Dezembro de 2015 em São Paulo ; site : www.eudoxiadebarros.com.br onde se poderá obter todas as músicas do compositor, para serem impressas . Em Setembro de 2016 lançou um livro biográfico, escrito por Rosângela Paciello Pupo intitulado “Valeu a pena ? – Conversando com Eudóxia de Barros “, pela Editora MusiMed . Este link para acesso AQUI!

FOTO - EUDOXIA DE BARROS

Foto: Divulgação

Em 5 de Dezembro de 1968, já recebera esta crítica do principal crítico musical de São Paulo, Prof. Caldeira Filho, do jornal “O Estado de São Paulo”:

Eudóxia de Barros, que se apresentou no Municipal dia 20, tem a seu favor, a formação bastante completa e orgânica das qualidades que fizeram dela pianista de renome. Sua maneira de tocar se caracteriza pela vibração emotiva, pela entrega generosa da sua musicalidade à personalidade dos autores; da sua inteligência à prescrutação interpretativa, da virtuosidade aos fins expressivos visados em cada trecho. Resulta daí aquilo que verdadeiramente se chama “interpretação”, isto é, uma execução em que todos os elementos em presença, convergem para uma unidade de ordem superior, fazendo que da letra morta do papel surja, viva e comunicante, a música, a mais bela das mensagens criadas pelo espírito humano. Eudóxia de Barros tem um modo de tocar fecundo em resultados e imprime à interpretação um estilo principalmente criador. Foi o que valeu os prolongados aplausos recebidos naquela noite “.

SERVIÇO:

Evento:Recital com a Pianista Eudóxia de Barros
Local: Centro Cultural UFG
Data: 30 de outubro
Entrada Franca. Classificação Livre.
Endereço: Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário.