não posso esqu cer

NÃO POSSO ESQU CER

Evento

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Praça Universitária - Setor Universitário

: 12 a 13 de Março 2020

Abrindo a Série Artes da Cena do 1° semestre de 2020, o Centro Cultural UFG recebe o espetáculo de teatro/performance "Não Posso Esqu cer", com entrada gratuita. As apresentações acontecerão nos dias 12/03/2020 (com audiodescrição), às 9 h, 14 h e 20 h; e 13/03/2020, às 16 h e 20 h. O espetáculo "Não Posso Esqu cer" foi aprovado no Edital de Programação PROEC/CCUFG N°02/2019.

não posso esquecer 2

SINOPSE:

Da árvore e da mulher, da bacia às bacias, o espetáculo performance teatral “Não Posso Esqu cer” se realiza pelo movimento da atriz em deslocamentos entre bacias gerando encontros, criando uma sequência de paisagens corporais que tocam primeiro a percepção e os sentidos.

HISTÓRICO:

O espetáculo “Não Posso Esqu cer”, encenado por Valéria Braga e com atuação de Maria Ângela de Ambrosis, teve sua gênese e primeira temporada (outubro a dezembro) em 2016, tendo sido fomentado com apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura do Município de Goiânia. Em 2018, foi realizada nova temporada de maio a julho, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Em 2019, foi novamente contemplado com a Lei de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Goiânia, realizando oficina de formação de plateia junto às escolas municipais com Educação para Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) e debates com o público após o espetáculo. Nesta temporada de 2019, o espetáculo também circulou nas escolas públicas de formação artística, a saber, EMAC/UFG, Centro de formação Basileu França e Centro de Cultura Gustavo Ritter.
De modo geral, o espetáculo tem sido muito bem recebido pelo público. Trata-se de um espetáculo de teatro contemporâneo, buscando a fisicalidade da expressão artística cênica. O espetáculo 'Não Posso Esqu cer' - com grafia propositalmente incorreta – é um projeto que envolve a linguagem teatral e da dança constituindo-se assim de uma ação performática, cujo processo e o resultado tem por base a investigação sob a perspectiva do teatro contemporâneo e da performance. Originalmente, o espetáculo era encenado de frente a um paredão de raízes e tronco de uma gameleira, o que promoveu, em sua realização, discussões acerca do feminino, do perdão, e por ter a gameleira como cenário, a relação do ser humano e natureza atravessa a temática do espetáculo. Embora, o espetáculo tem se redesenhado para ambiente fechado, estas temáticas continuam sendo provocadas mediante as apresentações.

não posso esqu cerFoto: Fabrícia Vilarinho

Os debates realizados com o público apontam para o potencial deste espetáculo tocar o espectador leigo e especializado, com profundidade e reflexão, proporcionando discussões sobre a arte, sobre o feminino, sobre o perdão e sobre a relação do ser humano com a natureza. Assim, a experiência estética trazida pelo espetáculo, além da formação do público para as perspectivas do teatro contemporâneo, carrega um potencial de debate e discussão de temáticas contemporâneas a nossa realidade atual.

não posso esqu cer 3Foto: Layza Vasconcelos

FICHA TÉCNICA:

Atriz: Maria Ângela De Ambrosis
Encenadora: Valéria Braga dos Santos
Dramaturgia e Iluminação: Kleber Damaso
Diretora de Arte: Carolina Fonseca (Caca Fonseca)
Preparação Corporal: Camila Vinhas Itavo e Erica Bearlz
Produção: Lorena Fonte
Oficina: Lia Monteiro (Eliadine de Oliveira)

SERVIÇO:

Evento: Não Posso Esqu cer
Gênero: Teatro/Performance
Datas e Horários:
- 12/03/2020, com audiodescrição,  às 9 h, 14 h e 20 h;
- 13/03/2020, às 16 h e 20 h.
Duração: 30’
Ingresso: Gratuito