A trança Perdida 01

Espetáculo 'A Trança Perdida"

Evento

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, nº 1.533 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, CEP: 74605-220

: 05 a 06 de Abril 2023

"A Trança Perdida" é um solo de dança criado e interpretado pela artista Anna Behatriz Azevêdo. Este trabalho é produzido a partir de memórias, percepções e sensações cujo estopim foi uma fotografia de sua mãe Ana jovem habitando o alpendre da casa da avó de Anna filha e através da pesquisa poética e teórica, desenvolvida pela artista entre os anos de 2016 a 2018 em forma de escrita-ensaio que culminou em livro.

A trança Perdida 01 A trança Perdida 02

Neste espetáculo, os tempos se entrecruzam, assim é atualizada a memória de um momento de afeto vivenciado por Ana e a artista quando pequena: o gesto de manejar os cabelos das crianças para catar lêndeas e piolhos, memória esta, deflagradora de imaginações e estados de corpo. Ao manejar e catar, surgiam conversas dos adultos. O devir-criança da artista então escuta o assunto de uma trança, um pedaço do cabelo de sua mãe, cortado quando ela tinha 12 anos (1967), guardado e esquecido por muito tempo em algum lugar.

Esta trança que ficou perdida por muitos anos, reaparece hoje como força que fricciona imagens, dança, falas e escritas, potencializando questões como: Se cabelo é uma parte de nosso corpo composta por células mortas, ao cortá-lo, por que guardamos? Ao encontrar tais pedaços, como eles podem nos compor no presente? Quais podem ser os sentidos e significados do cabelo na cabeça? E fora dela?

*Entrada gratuita - ingressos na bilheteria do CCUFG até as 19h55.

FICHA TÉCNICA:

Direção Artística e Intérprete: Anna Behatriz Azevedo