Ney Fialkow

Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB com Ney Fialkow

Evento

: Centro Cultural UFG - CCUFG. Av. Universitária, 1533, Setor Universitário. CEP: 74001-970. Goiânia - GO

: 14 de Outubro 2023 às 20:00

No dia 14 de outubro, às 20h, teremos a apresentação do pianista Ney Fialkow no Teatro CCUFG. É o segundo concerto da temporada 2023 da série Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB. Sua impecável técnica e reconhecida arte de interpretação pianística, prometem-nos um concerto inesquecível.

Goiânia, desde seus primórdios, destacou-se no cenário cultural do país pela qualidade do ensino de piano e de seus pianistas, sendo muitos deles premiados em concursos nacionais e internacionais de expressiva projeção.

Aliando-se a outras iniciativas que promovem a difusão da música de concerto, a série Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB, na sua segunda edição, conta, mais uma vez, com o prestigioso apoio do Instituto Cultural SICOOB UniCentro Br.

Por meio dessa parceria, torna-se possível proporcionar acesso à cultura e promover o desenvolvimento artístico local. Portanto, foi viabilizada essa expressiva programação cultural em Goiânia, com a apresentação de três pianistas de destaque internacional: Clélia Iruzun, que proporcionou-nos o primeiro de três concertos; o segundo, com apresentação do pianista Ney Fialkow e, para completar a série Allegro 2023, a pianista portuguesa Luisa Tender.

A série Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB é uma continuação da série de apresentações realizadas no segundo semestre de 2022, quando os pianistas Ervino Rieger, Eudóxia de Barros e Nahim Marun encantaram o público com suas performances brilhantes.

As datas dos pianistas participantes deste ano são: Clélia Iruzun, no dia 17 de junho; Ney Fialkow, no dia 14 de outubro; e Luisa Tender, encerrando a série Allegro 2023 no dia 02 de dezembro.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG e a Coordenação do CCUFG agradecem o apoio do SICOOB UniCentro Br, por seu incentivo e por possibilitar a realização deste projeto.

Agradecemos também a todos os demais parceiros do Centro Cultural UFG que contribuíram para que esta iniciativa fosse possível. Este é um momento de celebração da cultura e da música para piano.

Evento: Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB 2023

Data: 17 de Junho - 14 de outubro - 02 de dezembro

Local: Centro Cultural UFG, Av. Universitária, 1533, Setor Universitário

E-mail: teatro.ccufg@ufg.br

Classificação indicativa: Livre

BIOGRAFIA NEY FIALKOW

Ney Fialkow

Fotografia: Leo Aversa

Premiado em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado a movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor titular do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses tem sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países. Em 2016 fez sua estreia em Paris, na Sala Cortot em duo pianístico com Guigla Katsarava.

Lançou os álbuns Metamorfora e Fantasy nos EUA em parceria com o baixista Marcos Machado pelo selo Blue Griffin, e a obra integral de Claudio Santoro para violoncelo e piano com Hugo Pilger, álbum indicado ao Grammy Latino de 2021. Ao lado do violinista Cármelo de los Santos gravou o premiado CD “Sonatas Brasileiras”. Realizou diversos concertos no Brasil e no exterior como membro integrante do Trio Porto Alegre, ao lado do violinista Cármelo de los Santos e do violoncelista Hugo Pilger.

Ao lado da mezzo-soprano AngelaDiel tem se apresentado nas principais salas de concerto do Brasil divulgando especialmente o repertório das canções alemãs. Lança ainda em 2023, pelo selo Bell’Anima, o CD “Prelúdios Livro II” do compositor Vagner Cunha. Fez sua estreia como solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em 1981, sob a regência de Camargo Guarnieri, após obter o título de “hors concours” em concurso para jovens solistas da orquestra.

Desde então tem colaborado como solista de diversas orquestras do país e do exterior sob a regência de diversos maestros, entre eles, Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá. Roberto Duarte, Alceu Bocchino, Manfredo Schmiedt, Tulio Belardi, Miguel Graça Moura, Delta David Gier, Paul Chou, Raul Munguia, Antonio Carlos Borges Cunha, Fredi Gerling e outros.
“...sonoridade perfeita, fraseado harmonioso, dedilhado preciso e suave, marca registrada dos grandes pianistas”; - O Estado de São Paulo, SP
“...fervilhando brasilidade nos Ponteios de Guarnieri” – L’Alsace, França

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Reitora