31/10

Peça "As Caixas de Jéssica"

Evento

: Centro Cultural UFG

: 31 de Outubro 2024 às 20:00 a 01 de Novembro 2024 às 20:00

: teatro.ccufg@ufg.br

31/10

O projeto "Artes da Cena e Diversidades: processos de trocas cênicas e inclusivas" visa fortalecer as ações do Grupo de Dança Diversus (GDD), um projeto de extensão de Goiânia-GO, que desde 2011 atua na Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, dentro do Programa Dando Asas. Seu objetivo é promover experiências formativas e artísticas em dança e teatro para pessoas com e sem deficiência, contribuindo para uma educação voltada aos direitos humanos e ao combate ao capacitismo e ao preconceito.

O GDD tem participado ativamente do cenário artístico, tanto em Goiânia quanto em outras regiões do Brasil e do mundo, sendo contemplado por importantes editais como a Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e a Funarte. O projeto também mantém parcerias com iniciativas como o Intersecções em Dança da UEG e o IFG, além de colaborações com grupos locais de choro.

Com foco em uma "dança insurgente", o GDD questiona padrões tradicionais da arte ao promover uma dança acessível, que valoriza corpos diversos e discute temas como decolonialidade, direitos humanos e corporeidades múltiplas. As ações do grupo destacam a inclusão de pessoas com deficiência, mães e cuidadores, além de proporcionar uma formação crítica e artística a estudantes e professores da rede pública.

Entre 2023 e 2024, o grupo desenvolve a peça "As Caixas de Jéssica", que explora o tema da acessibilidade cultural e artística. A peça acompanha a história de Jéssica, uma criança que, ao ingressar em uma nova escola, constrói amizades e laços afetivos com o apoio de sua família e de sua cachorrinha, Pipoca. A personagem principal é interpretada por três artistas: uma atriz com Síndrome de Down, uma intérprete de Libras e uma narradora que realiza a audiodescrição para pessoas cegas.

O espetáculo, que envolve mais de 30 artistas com e sem deficiência, inclui pessoas com deficiências intelectuais, autismo e Síndrome de Down, além de estudantes de Dança e Teatro da UFG, Educação Física da UEG, e mães e cuidadores. A proposta artística visa garantir a inclusão e acessibilidade tanto na construção da peça quanto em sua recepção pelo público.

Com um repertório de ações voltadas à inclusão social e à formação de vínculos afetivos e humanos, o projeto reforça a importância de garantir os direitos das pessoas com deficiência na sociedade e no mundo da arte. "As Caixas de Jéssica" busca refletir sobre a aceitação e a criação de laços em um mundo diverso, mas muitas vezes marcado por padrões inatingíveis, convidando o público a repensar os conceitos de inclusão e acessibilidade.

 

Serviço: 

Data: 31/10/2024 e 01/11/2024

Horário: 20:00h

Local: Centro Cultural UFG 

Entrada Gratuita.

31/10