
Janelas Múltiplas – Primeiro Encontro Internacional de Artistas no CCUFG
O Centro Cultural UFG apresenta, entre os dias 11, 12 e 13 de setembro de 2025, o evento ‘Janelas Múltiplas – Primeiro Encontro Internacional de Artistas no CCUFG’, que propõe um espaço para compartilhamentos de saberes e fazeres artísticos, um espaço para as artes. Um espaço para diálogos, reflexões e experimentações de práticas entre artistas, pensadores e estudantes da arte contemporânea, e o público em geral. A partir de uma metáfora expandida das trilhas e dos elementos do Cerrado como dispositivos conceituais e poéticos, janelas de possibilitam olhares multiplos, propõe
refletir sobre modos de ver, criar e fazer arte, abrindo possibilidades onde os artistas, críticos de arte, curadores compartilham práticas diarias do seu fazer com o público em geral.
Com Coordenação geral de Maria Tereza Gomes, reúne artistas de reconhecido mérito das artes visuais e da música do estado de Goiás, jovens artistas estudantes de artes da UFG e público em geral. A programação serão disponibilizadas gratuitamente atividades como: Rodas de Conversa, com a participação de artistas abordando temas diversos do campo artístico; Oficinas ministradas por artistas em diversas técnicas; Apresentações de Portfólios de artistas e visitas às exposições nas galerias do CCUFG. O encontro está organizado em eixos ou trilhas curatoriais, abaixo relacionadas:
Primeiro dia: Trilha das pedrinhas brancas – aborda processos de criação artísticas autobiográficos-decoloniais. Arte como reescritura e ressignificação de narrativas. Arte e pesquisa que trabalham com materiais documentais e simbólicos. Investiga o processo criativo como obra em si. Destaca o fazer artístico processual, poroso, em trânsito entre ideia, gesto, matéria e discurso.
Segundo Dia : Trilha das águas verdes. O Ateliê como Nascente Criativa - Cozinha do fazer artístico. O ateliê como espaço poroso e fluido, onde a intimidade da criação dialoga com a memória, a matéria e o tempo. Lugar onde a água - símbolo de vida e processo - dissolve, mistura, revela.
Terceiro dia: Trilha Fogo-pagô. Trilhas e Fluxos Coletivos; Espaços Universitários como Ecossistemas. Coletivos artísticos. Poéticas compartilhadas.
Artistas participantes das Rodas de Conversas: Alexandre Liah; Adriana Mendonça; Coletivo Arapuá; Coletivo Basileu França; Colectiva La Maricada (Honduras); Coletivo Movi; Divino Sobral; Eliane Chaud; Estércio Marques; Fernanda Porto; Flávia Cruvinel; Francisco Guilherme; Lucas Lustosa; Marcelo Ramalho; Maria Tereza Gomes; Paulo Duarte-Feitoza; Ralyanara Freire; Ruslán Torres (Equador); Wolney Fernandes e Walter Pimentel.
Lista de artistas participantes das Apresentações de Oficinas:
Alexandre Liah;Carlos Catini; Célia Gondo; Felipe Paiola; Flávia Leme; Polly Duarte; Ruslán Torres; Vinicius Yano
Lista de artistas participantes das Apresentações de Portfólios: Carlos Catini; Glayson Arcanjo; Hortência Moreira; Selma Parreira e Zè César.
Lista de artistas participantes das Apresentações de Exposições: Mateus Pires e Sérgio Soares
Apresentação musical: Regional Taioba - Grupo de Chorinho (EMAC/UFG).
Serviço
Local: Centro Cultural UFG – Avenida Universitária, no 1.533 - Setor Leste
Universitário Goiânia, Goiás - CEP 74605-010.
Horários:
A Abertura será dia 11 de setembro de 2025 às 13:30h;
Rodas de Conversas dias 11 e 12 às 14:00h e 13 às 10:00h
Oficinas dias 11 e 12 às 16:00h
Apresentações de Portfólios dias 11 e 12 às 18:30h
Visitação das exposições dias 11 e 12 das 14:00h às 19:00h
e 13 das 10:00h às 13:00 h.
Inscrição para participar das oficinas: Clique aqui.