3ª Colecionart - Feira de Artes do CCUFG
A Colecionart- terceira feira de artes do CCUFG, acontece no dia 9 de maio, em Goiânia, com 30 expositores, oficinas abertas e programação cultural.
O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás realiza, no dia 9 de maio de 2026, em Goiânia, a Colecionart – 3ª Feira de Artes e Design. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas, designers, artesãos, colecionadores, produtores, docentes, estudantes, e público em geral no pátio externo do centro cultural.
Em sua terceira edição, a feira conta com 30 expositores, selecionados por edital, incluindo artistas de reconhecido mérito, jovens expoentes, estudantes e egressos, com trabalhos em artes plásticas, design e artesanato, como desenhos, pinturas, mangás, cerâmica, biojoias, crochê, bordados, encadernação e objetos. A proposta inclui exposição e comercialização direta pelos artistas, ampliando o contato entre produção e público.
A Colecionart tem como eixo o conceito de colecionismo, propondo a aproximação entre artistas e colecionadores e promovendo reflexões sobre o mercado de arte, os modos de circulação e os processos de legitimação. Realizada no âmbito da Universidade Federal de Goiás, a iniciativa tenciona esse conceito ao inseri-lo em um espaço público, abordando também questões relacionadas a curadorias compartilhadas, às relações entre arte, design e artesanato e aos diferentes papéis do artista na contemporaneidade.
A proposta incorpora princípios de convivência, compartilhamento e decolonialidade, criando um ambiente de interação direta entre artistas e público. O evento apresenta em seu eixo educativo, o conceito de Atelier Aberto em formato de oficinas, nos quais artistas compartilham saberes, processos e experiências, promovendo formação e reflexão sobre a arte.
Ao longo de suas edições, a Colecionart tem reunido diferentes públicos, consolidando-se como espaço de circulação no meio artístico e cultural de Goiás. O evento também se configura como ambiente de encontro e lazer, com área de alimentação de características regionais.
A programação artística inclui apresentações de músicos e artistas, com participação de estudantes e egressos, ampliando o diálogo entre formação, produção e difusão cultural.
A proximidade com o Dia das Mães amplia o interesse do público, oferecendo a possibilidade de aquisição de presentes vinculados à arte, ao design e à produção autoral.
A realização no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás reforça o papel da universidade pública na difusão cultural e no acesso à produção artística.
Programação – 9 de maio de 2026
- 12h – Montagem das barracas (expositores)
- 14h – Abertura
- 14h30 às 15h30 – Oficina Matizes da Terra (Andrelisa)
- 16h às 17h – Oficina Bordando Sonhos (Maísa Pacheco)
- 17h – Apresentação musical com Júlio Lemos
- 21h – Encerramento
Entrada gratuita.

