jornada de estudos brasileiros 1

Jornada de Estudos Brasileiros

O sertão: Imaginário e Materialidade

Acontece nos dias 15 e 16 de março de 2018 a Jornada de Estudos Brasileiros com conferências, exposições, mesas-redondas e concertos.

jornada de estudos brasileiros

O Seminário

O sertão compõe área de estudos de natureza multidisciplinar, envolvendo agricultores, geógrafos, arqueólogos, engenheiros, historiadores, entre outros: entretanto, o imaginário do sertão e sua ocupação tem seu foco na literatura. Trazer a discussão sobre o espaço do sertão, do Brasil Central, num evento literário é portanto apenas natural.

No interior de São Paulo, falam “em pleno sertão”. No extremo oeste, já nas margens do grande Rio Paraná, falam ainda em “boca do sertão”. Mais além do litoral, ouve-se a insistente referência ao chamado Sertão da Farinha Podre. E mudando totalmente a região, convém lembrar o uso que nordestinos dão ao adjetivo sertanejo, para qualificar tudo o que vem de cidades como Campina Grande, Quixadá ou Correntina. Misterioso sertão, que parece estar em toda parte e sempre fugindo.

Esta edição da Jornada de Estudos Brasileiros parte do romance já clássico de Guimarães Rosa, Grande Sertão, Veredas, como oportunidade para refletir sobre o espaço geográfico, cultural e estético que se convencionou designar sertão. Assim como naquelas diferentes cidades que pleiteiam todas o privilégio de ser e estar no sertão, trata-se de um termo cujo significado, longe de ser homogêneo, suscita as mais diferentes abordagens.

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás é um núcleo de pesquisa e extensão que visa debater e difundir temas relevantes relativos ao Brasil. Nesta Jornada de Estudos Brasileiros 2018, o CEB conta com o apoio do Fundo Estadual de cultura para promover este seminário, visando o avanço da cooperação e do diálogo acadêmico nacionais e internacionais, com apoio da Sociedade Cultural Elysium.

Convidados:

Albertina Vicentini (PUC-GO)

Aldo Rebelo (Jornalista)

Aguinaldo José Gonçalves (Unesp)

Carlos Eduardo de Moura Delphim (Iphan)

Fernando Cerisara Gil (UFPR)

Gilberto Mendonça Teles (CEB-UFG/UFRJ)

Lázaro José Chaves (EA-UFG)

Luca Bacchini (La Sapienza, Roma/Itália)

Participação especial: Camerata Filarmônica de Goiás (sob a regência do maestro Alessandro Borgomanero e participação do músico Juraildes da Cruz) e Exposição das obras do artista Elyeser Szturm "Céus e nós".

jornada de estudos brasileiros 1

Programação:

15/03 (Quinta-feira):

19:30 - Prof. Edward Madureira Brasil (CEB-UFG)
19:45 - Prof. Gilberto Mendonça Teles (CEB-UFG/UFRJ): Encontro com Douliez
20:00 - Concerto Juraildes da Cruz e Camerata Filarmônica de Goiás
21:00 - Lançamentos
Livros
Anselmo Pessoa Neto: Paisagens do neorrealismo – ensaios sobre Graciliano Ramos e Carlos de Oliveira.
Caderno de Tonico do Padre
CD
Encontros Douliez e Mendonça Teles

16/03 (Sexta-feira):

9:30 - Conferência: O sertão e o sertanejo na formação da identidade brasileira
Aldo Rebelo
Mediação: Prof. Edward Madureira Brasil (CEB-UFG)
10:30 - Mesa: Artes e Ofícios entre sertão e metrópole
Lázaro José Chaves: (EA–UFG): “Plantas do sertão”
Fernando Cerisara Gil (UFPR): "Sertões e rurais na literatura brasileira"
Maristela Novaes (FAV–UFG): “Metrópole e sertão: Modas francesas numa vila sertaneja”
Mediação – profa. Solange Fiúza (FL-UFG)
14:30 - Conferência: SerTão wagneriano. Ecoacústica, meio ambiente e narração em Guimarães Rosa
Prof. Luca Bacchini (Roma/Itália)
Mediação: Prof. Anselmo Pessoa Neto (CEB-UFG)
16:00 - Pausa
16:30 - Mesa: O sertão no imaginário nacional
Carlos Fernando Moura Delphim (Iphan)
Aguinaldo José Gonçalves (Unesp)
Albertina Vicentini (PUC–Goiás)
Mediação: prof. Wolney Unes (CEB-UFG)
18:30 - Abertura e lançamento do Catálogo da Exposição: “Céus e Nós” de Elyezer Szturm

Serviço:

Data: 15 e 16 de março de 2018
Local: Teatro do Centro Cultural UFG (Avenida Universitária n. 1533, Praça Universitária - Setor Universitário - Goiânia/GO)
Inscrições: http://jornadadeestudosbr.wixsite.com/sertao/inscricao
Depois do evento...
Assista um pouco sobre a Jornada de Estudos Brasileiros "O sertão: Imaginário e Materialidade".