Weby shortcut
Canal do Centro Cultural UFG no YouTube
Facebook Centro Cultural
Instagram Centro Cultural UFG
Leite Derramado

Leite Derramado

Nos dias 22 e 23 de maio o espetáculo "Leite Derramado" é apresentado no Teatro do Centro Cultural UFG.

Sinopse

Adaptação do romance Leite Derramado (Companhia das Letras, 2009), de Chico Buarque, o espetáculo conta a história de Eulálio D’Assumpção, que, aos 100 anos de idade, encontra-se abandonado numa maca em um corredor de hospital público. Herdeiro de uma família que chegou ao país com a corte portuguesa, tem antepassados aristocratas, avô latifundiário escravagista, pai senador corrupto, neto guerrilheiro e bisneto traficante. Perdulário, alienado e contraditório, ele está agora completamente falido e se defronta com a precariedade trágica de um sistema construído por uma elite rentista da qual sua família foi parte integrante.

A obra propõe uma elaboração estética da singular experiência do tempo no Brasil, situando-se numa zona na qual tudo se transmuta apenas para repetir-se em sua sórdida estrutura autodevoradora. Delirando, nos últimos instantes de sua vida, o protagonista é atravessado por eventos cruciais de nossa história, em um pandemônio no qual ruem as fronteiras que separam mundo interno e mundo externo, passado e presente, memória e imaginação, religião e poder, indivíduo e sociedade, política e mitologia.

Leite Derramado

Foto: Edson Kumasaka

Histórico do Espetáculo

Leite Derramado fez temporadas bem-sucedidas no Sesc Consolação em São Paulo, e no Teatro Sesc Ginástico no Rio de Janeiro, como parte integrante da Extensão Mirada, circulação de espetáculos que participaram da 4ª edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, um panorama da produção contemporânea e seus principais criadores. Além disso, participou dos principais festivais de teatro do país, incluindo Curitiba, Porto Alegre, Recife, entre outros. Eleito pelos jornais Folha de São Paulo e O Globo como melhor espetáculo de 2016, teve três indicações ao Prêmio Shell – nas categorias melhor atriz (Juliana Galdino), direção (Roberto Alvim) e iluminação (Domingos Quintilano) – e uma ao prêmio APCA, na categoria melhor atriz (Juliana Galdino).

Leite Derramado

Foto: Marcio Fernandes

[Serviço]

Dia: 22 e 23/05

Horário: 20h

Local: Teatro CCUFG

Ingressos: Entrada Gratuita

Categorias : Aconteceu

Listar Todas Voltar