Festival de narratividades

Encontro e Conto será realizado na cidade de Goiânia, em sua primeira edição, como proposição para fruição de linguagens artísticas que se valem da narrativa como elemento de discussão estética. O festival se organiza em núcleos interdisciplinares, trazendo encontros com narradores natos, espetáculos de dança, teatro, contações de histórias e experiências de integração com a música e com a literatura. Organizadas em diferentes espaços e ambientes da cidade, as ações acontecem entre os dias 15 e 30 de agosto.
Este projeto é contemplado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura, vinculado a SEDUCE e ao Governo do Estado de Goiás. Conta também com o apoio cultural do Centro Cultural UFG, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Econtro e Conto

Dia 15/08:

Espetáculo de abertura, "Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam", encenado e narrado pela Cia Teatro Balagan (SP). Nas vinte crônicas independentes que compõem este trabalho, o tema central é a Guerra. A vingança, o ethos guerreiro, o inimigo, os conflitos parentais, o nomadismo são narrados e cantados por diferentes vozes humanas, de animais e, ainda, vozes de seres (da natureza, objetos), que revelam suas perspectivas e delimitam um território e a aventura de estar fora dele.

Dia 16/08:

Mesa de debate com Luís Alberto de Abreu (dramaturgo/Cia. Balagan), Renata Lima (Diretora/Núcleo Coletivo 22) e Luciana Hartmann (docente/A. Cênicas UNB). Mediação de Juliana Mado (Cia. ju cata-histórias).

A Mesa tem como proposição a reflexão a cerca da narração em cena e da narração e/ou narrativas como matéria prima para a criação cênica. As questões suscitadas então para essa reflexão são:

- Quais as possibilidades que a performance narrativa trazem para a criação
cênica?
- Nos processos criativos qual a relação entre as histórias pessoais
os atores, o texto dramatúrgico e o possível contato com narradores natos ou histórias de vida?
- Qual a relação entre a palavra e a palavra no corpo?

Dia 22/08:

Mesa com Ângela Barcellos (Vou te contar!), Luciana Lyra e Letícia Leonardi (Joanas Incendeiam). Mediação a definir.

Essa Mesa propõe reflexão sobre a intersecção desses três âmbitos de atuação do narrador ou ainda sobre qualquer um deles isoladamente, considerando a relação de tais linguagens com a figura do narrador nato ou com a pesquisa de campo. Assim as questões suscitadas são:

- Quais os processos de coletividade gerados a partir do compartilhamento de histórias e experiências na educação e na formação de grupos artísticos?
- Na contação de histórias, em que medida se equilibra literatura,
performance artística e relação direta com o público? Quais os desafios das faixas etárias?
- A partir de sua experiência em pesquisa de campo e/ou artetnografia, quais foram as expectativas e descobertas? Quais as peculiaridades de um processo de criação a partir daí?

Dia 23/08

O ponto de partida desse projeto foi o embate criativo das artistas envolvidas com a força imagética e dramática do romance Homens e Caranguejos, do humanista pernambucano Josué de Castro. A trama do espetáculo gira em torno de um Menino, que chegou à cidade e aos mangues do Recife com seu Pai, fugindo da seca, depois da morte do irmão mais velho.

Sua vida se divide entre trabalhar para o Padre, como catador de caranguejos, a vontade de brincar e a amizade com Cosme, um homem sábio que vive no seu mocambo com suas pernas imóveis. Cosme vê a Aldeia dos Demais através dos reflexos num pedaço de espelho e o mundo através dos jornais velhos que o Menino traz. Atravessando o labirinto de mocambos a revolucionar, o Menino é o próprio Ícaro a sonhar com dias melhores.

O Coletivo Cênico Joanas Incendeiam é um grupo teatral paulistano formado por mulheres, as atrizes Beatriz Marsiglia, Camila Andrade, Juliana Mado e Letícia Leonardi. O coletivo tem como pressuposto para a criação as narrativas colhidas em campo e as suas possíveis relações e tensões com a cena teatral.

[Serviço]

Dia: 15, 16, 22 e 23/08

Local: Centro Cultural UFG

Endereço: Av. Universitária, n° 1533, Setor Universitário