Concertos UFG

No dia 10/10 (quarta-feira) às 20h30, acontece no Centro Cultural UFG, mais uma edição do Concertos UFG com Katia Balloussier, piano e Oliver Yatsugafu, violino.

Concertos UFG

Oliver Yatsugafu, violino

Professor de violino da Universidade Federal de Mato Grosso, obteve o diploma de Bacharel pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e os títulos de Mestre em Música e Doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia (EUA). Seus principais professores de instrumento foram Paulo Bosísio (Brasil) e Levon Ambartusmian (Rússia/EUA). Além destes, teve a oportunidade de ser orientado por vários artistas consagrados, como Jaime Laredo e Guy Braunstein. Conquistou destaque no Brasil ao ganhar os primeiros prêmios de alguns dos principais concursos nacionais para jovens instrumentistas, dentre os quais se destacam o VIII Concurso Nacional de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, promovido pelo Centro Cultural Pró-Musica de Juiz de Fora (MG), e o IV Concurso Petrobrás Pró-Música para Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Petrobrás Pró-Música, atualmente Petrobrás Sinfônica (RJ).Durante a pós-graduação, foi spalla da UGA Symphony Orchestra (UGASO) e concertino da ARCO Chamber Orchestra, com a qual se apresentou na prestigiada sala Weill Hall do Carnegie Hall de Nova Iorque e gravou vários CDs. Além disso, venceu o Concerto Competition da UGASO executando o Concerto de Paganini no.1 para violino e orquestra e foi o único representante da América Latina em The 2nd China International Violin Competition dentre os 36 violinistas mundialmente selecionados. Desde sua juventude desenvolve intensa carreira como camerista e solista apresentando-se com variados grupos, dentre eles o ARTE Piano Trio, e atuado como solista junto a diversas orquestras brasileiras, sob as batutas de Roberto Tibiriçá, Peter Frank, Luís Petri e Boyko Stoianov, dentre outros. Além do Brasil e dos Estados Unidos, tem se apresentado em países como Itália, Portugal, Áustria, China, Japão e Austrália. Em 2016 recebeu da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador e a medalha de Honra ao Mérito, além de ter sido condecorado chanceler de Mato Grosso. Neste mesmo ano recebeu também a medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da ONU em São Paulo.

Katia Balloussier, piano

Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann e, posteriormente, passou a trabalhar sob a orientação de Myrian Dauelsberg e Telmo Côrtes. Em 1984, graduou-se pela Escola de Música da UFRJ. Foi vencedora de sete concursos nacionais de piano, dentre os quais o Concurso “Arnaldo Estrella” (1982) em Juiz de Fora. Atuou como pianista acompanhadora na série “Master-Classes Internacionais” (CAPES/Uni-Rio) ministrada por artistas como Aurèle Nicolet, Boris Belkin, Ingo Goritzki, Herman Baumann, entre outros. Frequentemente tem sido solicitada a trabalhar em Master-Classes, Festivais e Concursos, e convidada a integrar orquestras como a OPES, OSTM e OSB. Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista, se apresentando nas principais salas de concerto do país ao lado de renomados músicos brasileiros e estrangeiros. Desde 1997, ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio).

J.Brahms (1833 – 1897)

Sonata n. 3 em Ré Menor, Op. 108

Allegro

Adagio