Pontos de Fuga

PONTOS DE FUGA 3 – Mostra Universitária de Direção de Arte – Território Expandido

Pontos de Fuga

A PONTOS DE FUGA chega em 2018 a sua terceira edição. A primeira ocorreu na Vila Cultura Cora Coralina, a segunda no Centro Cultural Octo Marques, enquanto esta terceira aposta fortemente na importância do trânsito com o festival, adotando a galeria do Centro Cultural UFG como lócus, possibilitando a circulação entrecruzada entre o público das artes da cena e das artes visuais, que constituem as duas principais áreas de formação artística do estudante de Direção de Arte.

O FUGA e a PONTOS DE FUGA cumprem dupla função: a de serem ocasião de abertura da UFG para o diálogo interartístico com a comunidade, com a recepção da produção artística independente, que nutre os estudos acadêmicos em arte, e a de estabelecer uma possibilidade de exposição da produção artística universitária, com caráter formativo, pedagógico. Desta forma, o festival e a mostra não são concebidos como instâncias de apresentação de produtos acabados, pontos finais dados pelos artistas, mas como pontos de inflexão, arte em processo, work in progress.

FUGA 11 e PONTOS DE FUGA 3 – Territórios Expandidos Coadunando o entrecruzamento entre cena e visualidade, o Festival e a Mostra deste ano trazem a mesma temática referencial: Territórios Expandidos. O tema reforça a proposição de trabalhar para além das noções tradicionais de território, habitualmente aceitas, apostando na porosidade entre as linguagens artísticas: teatro, instalação, dança, performance, audiovisual.

A PONTOS DE FUGA – Mostra Universitária de Direção de Arte está atualmente organizada em três eixos: a) expositivo; b) formativo; c) crítico. Embora esses três eixos se entrelacem e correlacionem, nos esforçamos em garantir sempre a ocorrência de minicursos e mesas de debate que fortaleçam o campo da crítica e da formação. A Mostra ocorrerá principalmente na galeria do Centro Cultural UFG, no período de 05 a 14 de dezembro. Partilhará com o festival diversas atividades performativas, formativas e críticas, que entrecruzarão as duas ações culturais. Deste modo, haverá palestras, debates e oficinas relativas à mostra que ocorrerão na sala pedagógica do CCUFG, e nas instalações do Pavilhão de Laboratórios de Artes da Cena da EMAC/UFG, Campus Samambaia.

[Serviço]

[Abertura]