Bohemia Danse QUARTET

LIVE ON TOUR 2019/2020 Héctor Böhâmia

O Centro Cultural UFG recebe nos dias 13 e 14 de julho o espetáculo LIVE ON TOUR/Héctor Böhâmia.

RELEASE

Héctor Böhâmia Wültrich, argentino naturalizado alemão, é considerado um dos maiores artistas da sua geração. Desde que despontou nos anos 90, conquistou um enorme reconhecimento internacional, possuidor de uma independência criativa e estética que vai do grotesco ao provocador, do sublime ao extraordinário. Em 2019 apresenta sua turnê Live In Tour por toda América, atingindo todo o nordeste, norte e parte do centro-oeste do Brasil com El Bömia Danse Quartett.

Vídeo: Divulgação

As Quatro Almas Desnudas em uma Criação Reveladora e Transcendental

Percursão, o trabalho que o Bömia Danse Quartett exibe no âmbito da sua turnê "Live in Tour", liderado pelo diretor Héctor Böhâmia Wültrich desde a primavera de 1997, une balé clássico e contemporâneo para expressar movimentos de força e muita sensibilidade, revelando a coerência de um dos artistas latinos mais bem estabelecidos da Europa. A audácia da geração 90, inserida nesta linhagem criativa de imagem expressionista e indelével, marca o começo de uma História que persiste por mais de 35 anos.

Bohemia Danse QUARTET

Foto: Divulgação

Böhâmia Wültrich (Buenos Aires, 4 de outubro de 1967) era muito jovem e já havia passado pelos estúdios de Ilse Wiedmman, Wasil Tupin e Iris Scaccheri para parar em si mesmo para sempre. Os espíritos mudam, mas a alma permanece. Integrado por peças inéditas, oLive in Tour” atesta a coerência interna deste intrépido, audacioso e provocador artista. Mas Böhâmia Wültrich não precisa procurar a provocação deliberada, aquela que uma vez, dizem, assustou a burguesia. Ele simplesmente ignora isso. Como também ignora o discurso esotérico, cheio de citações, ou a comercialização de grande parte da crítica atual, tomando partido da vida precária, cotidiana, de seres anônimos, até mesmo marginalizados pela sociedade, preferindo a miséria ou a solidão de poetas e loucos, ou até mesmo de seus vizinhos. Desta pedreira surge a imagem do artista, sem concessões, com uma forte probabilidade de sobressaltos.

Hector Bohâmia 1

Imagem: Divulgação

E se os sobressaltos magnetizam suas últimas criações, nas quais ele alterna imagens cinematográficas e figurativas que não evitam o espírito testemunhal de um tempo infeliz, Böhâmia Wültrich não narra, apresenta o mito e a realidade palpável e onírica, exibindo o que confirma sua maturidade precoce. Legitimamente, coexistem a autoconfiança assumida pelos protagonistas do teatro e a falta de opções mais íntimas para o "pastor que luta contra seus demônios" e que se transforma permanentemente em "Aleluia" de Leonard Cohen. A dança passa por cada período e das canções resolve a figuração em seus próprios termos. Alguma crítica fala de deformação expressionista, mas é, no entanto, uma linguagem pessoal; as licenças anatômicas exigidas pela verista mimesis foram substituídas pela razão teatral.

Hector Bohâmia 2

Foto: Divulgação

Através da dança e de cada período das suas obras iniciais o artista mostra sua própria individualidade. Em Spiritual Danse todos esses verdadeiros achados proliferam. Elas são dadas no Summertime, a versão sublime de Peter Gabriel, no retrato de Patti Smith de Gloria ou quando ela traça o arco até o pincel quase abstrato de Love Por Sale, de Cole Porter.

No entanto, Percussãé transfigurado como um estado de espírito prefigurado por Amiel e referem-se a triste realidade e mito de que evoca o medo da violenta metáfora "desproporção divina", advertiu por Dore Hoyer, como Goya em tinta preta pairando em torno dessas imagens de formas e traços chocantes rebelado em suas obras.

Hector Bohâmia 3

Foto: Divulgação

Hector Böhâmia Wültrich ao longo dos anos no teatro alemão, identifica ideias que transmutam no diálogo que revelam a sua significante, e poder metafórico e e religioso, e evidencia as complexidades da condição humana.

De 2 de julho a 4 de agosto, o Böhâmia Danse Quartett será apresentado Nas seguintes capitais, Goiânia – GO, Palmas – TO, Teresina – PI, São Luís do Maranhão – MA, Fortaleza – CE, Natal – RN, Rio Branco – AC, Porto Velho – RO, Boa Vista – RE, João Pessoa – PB, Campina Grande – PB, Maceió – AL, Manaus – AM, Belém – PA.

Hector Bohâmia

Evento: LIVE ON TOUR 2019/2020 Héctor Böhâmia

Data: 13 e 14 de julho

80’. R$ 30/ R$ 15 (meia). Livre

Endereço: Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário.

Oficinas de Dança Contemporânea

Para atores