geração 80 - divulgação

O CCUFG realiza a exposição GERAÇÃO 80 NO ACERVO DO CCUFG, com curadoria de Aguinaldo Coelho.

O CCUFG realiza, até o dia 07/02/2020, a exposição GERAÇÃO 80 NO ACERVO DO CCUFG, com curadoria de Aguinaldo Coelho.

O Centro Cultural UFG realiza a exposição GERAÇÃO 80 NO ACERVO DO CCUFG, com curadoria de Aguinaldo Coelho. A exposição evidencia o trabalho de artistas cujos trabalhos compõem o acervo do Centro Cultural UFG, além de propor um olhar específico para a arte contemporânea brasileira produzida na década de 80 do século XX. Foram escolhidos pelo curador artistas que possue(m) obra(s) no acervo do CCUFG e que estiveram presentes nas três exposições icônicas dos anos 80: “Como Vai Você Geração 80”, que aconteceu na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 14 de julho de 1984; “BR-80 Pintura Brasil Década 80”, que ocorreu em 9 capitais, em 1991; “Onde Está Você Geração 80?” – realizada no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro em 2004. São eles Adir Sodré, Angelo Venosa, Beatriz Milhazes, Cristina Canale, Elder Rocha Filho, Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Leda Catunda, Luiz Mauro e Selma Parreira. Ainda, foi inserida nesta exposição uma obra do artista Leonílson, de acervo particular, ícone da década, inédito em Goiânia. A presença destes artistas enriquece significativamente o acervo da CCUFG.

.

Foto: Divulgação

“Quando me convidaram para fazer uma leitura do acervo, imediatamente pensei nesta exposição da Geração 80, neste acervo, por alguns motivos. O primeiro seria o fato de eu ter ganho o projeto do Prêmio Marcantonio Vilaça da Funarte, que propiciou os trabalhos de Senise, Canale, Venosa e Catunda, para o Centro Cultural UFG. Nesta empreitada tive a valiosa colaboração de Carlos Sena e Divino Sobral, que foram parceiros nas fundamentações. Um segundo motivo é que participei desta década de 80 no Parque Lage e acho que esta produção, que tem ótimos exemplos no acervo da UFG, permite um conhecimento importante da história recente da arte no Brasil, mesmo que os trabalhos não datem daquela década.”, resume o curador da mostra Aguinaldo Coelho.

Montagem - Geração 80

Da esquerda para Direita, Prof. Aguinaldo Coelho (Curador), Jéssika Lorrane Rodrigues de Oliveira (Mediadora de Intercâmbio e Ações Educativas do CCUFG), Thiago de Lemos Santana (Coordenador Administrativo, de Acessibilidade e Cenotécnico do CCUFG), Sérgio Soares (Colaborador Externo), Cristiana Oliveira Brito (Estagiária do CCUFG), durante a montagem da Exposição. Foto: Maria Tereza Gomes

A exposição marca também a mudança da Coordenação de Programação de Artes Visuais, Profa. Maria Tereza Gomes, que também coordenada à produção da exposição. As obras foram preparadas para ser apresentadas ao público pela coordenadora do acervo Profa. Gisele Costa Ferreira da Silva e por Reis Neri, colaborador externo a partir da parceria UFG e Secretaria Municipal de Cultura. A mediação cultural é coordenada pela Profa. Juliana de Castro Chaves.

Montagem - Geração 80 (2)

Montagem da exposição "Geração 80 no Acervo do CCUFG". Foto: Maria Tereza Gomes da Silva

Para a professora Flavia Maria Cruvinel, Diretora de Cultura e Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura, “esta exposição traz um recorte das obras contidas no acervo do Centro Cultural UFG, um dos mais relevantes do Brasil Central no que diz respeito à Arte Contemporânea, com um olhar inédito sobre ele”. Um outro ponto destacado pela diretora é que a abertura da exposição está incluída na Programação do Conpeex, inaugurando a Rota de Cultura Acary Passos encontra Carlos Sena, em uma alusão ao trabalho conjunto realizado pelo Museu Antropológico e o Centro Cultural UFG e uma homenagem aos fundadores destes equipamentos culturais. “Estamos muito felizes com este momento que precede as comemorações dos 50 anos do Museu Antropológico, dos 10 anos do Centro Cultural UFG e dos 60 anos da Universidade Federal de Goiás, em 2020. No CONPEEX deste ano, além da abertura desta exposição, lançamos oficialmente os repositórios dos acervos do Museu Antropológico e do Centro Cultural UFG na plataforma digital Tainacan, iniciando um minucioso trabalho de disponibilização do acesso aos acervos aos interessados”, comemora Flavia Cruvinel.

Flavia Maria Cruvinel

Profa. Flavia Maria Cruvinel em entrevista ao Jornal UFG. Foto: Carlos Siqueira

Segundo a profa. Maria Tereza Gomes da Silva, "a exposição é uma grande oportunidade para conhecermos aspectos históricos dos anos 80, que através do olhar do curador Aguinaldo Coelho, que participou efetivamente da produção da Geração 80, e traz uma visão singular e participativa, possibilita diálogos efervescentes com o Acervo do CCUFG. Já para a profa. Gisele Costa Silva, "além da exposição em si, trata-se re-conhecimento do Acervo do CCUFG, que conta com recorte da História da Arte feita em Goiás, que ainda precisamos conhecer melhor, uma vez que é patrimônio de todos nós".

Gisele Costa Ferreira da Silva

Profa. Gisele Costa Silva, durante processo de restauração de uma obra do Acervo do CCUFG. Foto: Maria Tereza Gomes da Silva

geração 80 - equipe ccufg

Na foto, da esquerda para direita: Cristiana, Jessika, Maria Tereza, Sérgio, Thiago, Gisele, Juliana, Reis e Dorivan, durante a montagem da exposição.

SERVIÇO:

Exposição: Geração 80 no Acervo do CCUFG. Curadoria de Aguinaldo Coelho
Local: Centro Cultural UFG
Visitação: 06 de janeiro a 07 de fevereiro de 2020
Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 h e das  14 às 18 h.

Agendamento de visitas: (62) 3209-6481
Entrada Gratuita