Rotas alta

Conheça as Rotas de Ciência e Cultura UFG

Mapas mostram os principais espaços de cultura e ciência na UFG

 

Kharen Stecca

Durante os eventos do Espaço das Profissões e Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás era comum concentrar as atrações culturais no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal e Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), no Câmpus Samambaia. Mas a partir de 2017 surgiu a ideia de ao invés de concentrar os eventos em um único espaço, colocá-los distribuídos nos diversos espaços culturais e de ciência da universidade, para que os visitantes e até mesmo os estudantes da UFG conhecessem melhor esses espaços que a universidade possui.


Com essa ideia em 2019 durante o Conpeex foram realizadas as primeiras rotas de cultura e ciência que durante passeios guiados apresentavam os espaços para a comunidade, popularizando assim a cultura e a ciência. O processo começou com as rotas de cultura e depois foi ampliado para as rotas de ciência, a partir do Museu de Ciências da UFG, com todos os núcleos museológicos que o compõem.


Além do percurso físico, a ideia agora é promover o circuito no plano virtual. A ideia surgiu antes mesmo da pandemia, explica a Diretora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG, Flavia Maria Cruvinel: “No ano passado foram feitos os primeiros percursos físicos, agora estão sendo aprimorados os mapas das rotas de cultura e ciência já existentes”. Ela explica que nas próximas etapas o circuito será sincronizado com o google maps e acrescido ao aplicativo Minha UFG. A partir daí há várias ideias de ampliação como a criação de mapas interativos, tridimensionais, entre outras ações que serão feitas passo a passo, de acordo com a capacidade da equipe.


Segundo Flavia Cruvinel, essas rotas não são fixas e podem ser ampliadas. As rotas em sua maioria são nomeadas com nomes de professores da universidade ou personalidades da cultura, que já nomeavam alguns desses espaços e também busca homenagear essas pessoas, reconhecidas pelo seu trabalho em prol da ciência e da cultura e que tanto ajudaram na construção da universidade Confira abaixo as rotas existentes e seus mapas. Para mais informações acesse https://mc.ufg.br/

Câmpus Colemar Natal e Silva (Praça Universitária)

ROTA ACARI DE PASSOS ENCONTRA CARLOS SENA
Itinerário: Museu Antropológico - Centro Cultural UFG

ROTA – MUSEU ENTOMOLÓGICO ENCONTRA VIVER ENGENHARIA
Itinerário: Museu Entomológico (IPTSP) - Escola de Engenharia
ROTA JUAN BERNARDINO MARQUES BARRIO
Itinerário: Planetário Juan Bernardino Marques Barrio
ROTA RÁDIO UNIVERSITÁRIA
Itinerário: Rádio Universitária - Alameda das Rosas

Câmpus Samambaia
ROTA ARLINDO COELHO ENCONTRA ZAÍRA VARIZO
Itinerário: Arlindo de Souza Coelho (ICB) – Pátio da Ciência – Museu dos Solos – LEMAT
ROTA PROF. JOSÉ NGELO RIZZO
Itinerário: Herbário UFG e Bosque Augusto Saint Hilaire

ROTA MUSEU DE INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO
Itinerário: Instituto de Informática

ROTA BELKISS E PECLAT ENCONTRAM HUGO ZORZETTI
Itinerário: Teatro Belkiss S. Carneiro de Mendonça - Galeria da FAV - LaCena

ROTA ALPHEU E MARIETA ENCONTRAM BERNARDO ÉLIS E CORA CORALINA
Itinerário: BC-FAV –Media Lab -CINE UFG –Role das Artes - Faculdade de Letras
ROTA LENIR LIMA
Itinerário: Faculdade de Educação Física e Dança
ROTA TV UFG
Itinerário: TV UFG

 ROTA_SAMAMBAIA-01.jpg

 

 ROTA_COLEMAR.jpg

Fonte: Secom UFG

Categorias: NOTICIA