Flavia Cruvinel

Professora da UFG é eleita para compor organização internacional de educação musical

Flavia Maria Cruvinel é a única brasileira e latino-americana eleita para esta gestão

Texto: Caroline Pires - Secom/UFG

Entrevista: Delfino Neto - Rádio Universitária/UFG

A pró-reitora adjunta e diretora de cultura da Pró-reitoria de extensão e cultura da UFG, prof.ª Flavia Maria Cruvinel, foi eleita para compor a diretoria da International Society for Music Education (ISME), gestão 2020-22. Criada pela Unesco em 1953, com sede na Austrália, a ISME é principal organização internacional de educação musical, com presença em 80 países. A professora foi a única brasileira e latino-americana eleita para esta gestão. A entidade é responsável por pensar políticas, estimular pesquisas e mapear necessidades para a educação musical. Confira a entrevista completa

A prof.ª Flavia destaca a importância da atuação da instituição para proporcionar que a arte, a música e a cultura tenham o máximo de alcance possível nas mais diversas populações. "A ISME proporciona que a educação musical seja efetivamente democratizada a partir das culturas de cada país, prezando sempre pela diversidade cultural", considerou. Compondo a diretoria, a professora espera levar o seu conhecimento na área de educação musical e cultura latino americana para construir junto com os colegas propostas para que o ensino musical tenha cada vez mais a diversidade como marca de sua atuação. "No Brasil hoje temos um cenário muito fragmentado na área de ensino de artes. Infelizmente vivemos um paradigma em que disciplinas relacionadas com a arte não são vistas em pé de igualdade com as demais disciplinas, como as da área de tecnologia, por exemplo", destacou. Por fim, a professora lembrou que este momento de pandemia tem demonstrado a necessidade e a relevância da cultura para a vida humana.

Conheça a Política Cultural da UFG.

Centro Cultural UFG comemora 10 anos em 2020. Saiba mais sobre esse espaço e a sua atuação durante a pandemia.

Flavia M Cruvinel_Divulgação_2.jpg

Prof.ª Flavia Maria Cruvinel é responsável pela gestão de cultura na UFG