Websérie Arte e Resistência - EP 1

O Programa Lives #CulturaNaUFG retorna em 2021 com a Websérie Arte e Resistência

A Websérie, que estreia no dia 25/02, terá cinco episódios com mediação da profa. Dra. Juliana de Castro Chaves. 

O Programa Lives #CulturaNaUFG retorna em 2021 com a Websérie Arte e Resistência, a partir do dia 25 de fevereiro. Serão cinco episódios com mediação da profa. Dra. Juliana de Castro Chaves, docente da Faculdade de Educação da UFG e Coordenadora de Intercâmbio e Ações Educativas do Centro Cultural UFG. Os episódios serão transmitidos sempre às quintas-feiras, a partir das 20 h, pelo Canal Youtube UFG Oficial. Confira abaixo as datas, convidados e temas de cada episódio da Websérie Arte e Resistência.


Dia 25/02, às 20h
Episódio 01: Alegorias carnavalescas x símbolos históricos e políticos
Convidada: Fátima Costa de Lima (UDESC)
Resumo: Reflexão crítica sobre a expressão de resistência de alegorias carnavalescas cariocas recentes a imagens simbólicas da política e da história oficial brasileiras, tendo como referencial teórico o debate símbolo-alegoria de Walter Benjamin.
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=dxGSLYJ6FnM

 

Websérie Arte e Resistência - EP 1

 

 

Dia 04/03, às 20h
Episódio 02: O problema da arte no capitalismo
Convidada: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC)
Resumo: Pretendemos abordar o tema da arte na sociedade capitalista, como necessidade, como trabalho humano, como processo criador. Pretendemos problematizar o papel do artista, a produção estética como reflexo da realidade ou produto da alienação. Finalmente, propor o debate acerca da autonomia relativa da arte e a necessidade de transfiguração.
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=5KMcQsQaOhY 

 

Websérie Arte e Resistência - EP 2

 


Dia 11/03, às 20h
Episódio 03: Arte, ciência e tecnologia
Convidada: Silvana Barbosa Macedo (UDESC)
Resumo: Nesta conversa pretende-se examinar as possibilidades de trocas entre campos de conhecimento distintos, refletindo a respeito de como a arte e a ciência podem contribuir com questões importantes para a sociedade. Partindo de experiências anteriores no desenvolvimento de projetos artísticos em colaboração com biólogos e outros cientistas, pretendo discutir o que a ciência tem para oferecer a artistas e também o que o espaço crítico criado no contexto artístico pode proporcionar aos cientistas.
Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=y38SqUdTvHQ

 

Websérie Arte e Resistência - EP 3

 

 

Dia 18/03, às 20h
Episódio 04: Arte em tempos de ditadura: enfrentamentos e conformismos
Convidado: Alexandre Fernandez Vaz (UFSC)
Resumo: Pode a arte ser alegre?, perguntou certa vez Theodor W. Adorno. Quando a própria existência humana se vê danificada sob ditadura, a pergunta se recoloca com mais intensidade. Se vivemos em regime democrático, mas repleto de motivos fascistas, retomar a obra de Glauber Rocha (de Maranhão 66 a Idade da Terra) como materialização das tensões entre arte e sociedade pode nos ajudar na resposta.
Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=8wHuE18lwcA

 

Websérie Arte e Resistência - EP 4


Dia 25/03, às 20h
Episódio 05: Arte em plataformas digitais: relato de experiência
Convidados: Glayson Arcanjo (UFG) e Paulo Henrique Duarte Feitoza (UFG)
Resumo: #CartasParaUmaCasa foi uma ação realizada em parceria com o Centro Cultural da UFG se constitui de correspondências visuais trocadas entre Glayson Arcanjo de Sampaio e Paulo Henrique Duarte Feitoza, professores da Faculdade de Artes Visuais da UFG e também através do convite aberto a participação de pessoas interessadas em escrever e trocar cartas de forma a oportunizar o compartilhamento de experiências sobre o habitar a casa nesse momento de distanciamento social, e outras ideias ligadas ao habitar a casa, sejam estas, casas lembradas e vividas em tempos passados ou imaginadas como futuro.
Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=31lTYnbL-cs

 

Websérie Arte e Resistência - EP 5



Categorias: Noticia Programação