Âmbar - Feed

CCUFG apresenta live de abertura da exposição "Com os pés plantados nas nuvens"

A live que será transmitida dia 29/10 (17h30) abre a primeira exposição do grupo Âmbar no CCUFG

ÂMBAR: Grupo de Pesquisa em Práticas Artísticas é formado por professores da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás com os objetivos de desenvolver e aproximar ações de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, busca dar visibilidade às produções de seus membros, tanto no âmbito acadêmico, quanto nos vários espaços do circuito de arte. Assim, a exposição "Com os pés plantados nas nuvens", a primeira do grupo, realizada no Centro Cultural da UFG, tem como intuito – além de mostrar a produção artística de seus integrantes – tornar-se um lugar de encontro entre pesquisadores, estudantes e comunidade, oferecendo conhecimentos acerca da produção artística contemporânea.

Âmbar - Feed

Para a presente ação, o grupo, que vem se reunindo há pouco mais de um ano, pensou em uma proposta on-line de exibição do processo criativo, levando em consideração o termo “âmbar” em seu sentido ampliado, metafórico, temporal e único, isto é, ligado à luz e à cor do pôr-do-sol de Goiás, à resina extraída de árvores, com a qual se fazem pinturas, gravuras, além de servir a receitas da medicina popular, como fazem os quilombolas, na Chapada dos Veadeiros.

Assim, da variada possibilidade do uso da seiva e do âmbar enquanto cor, nasceram uma gama de possibilidades artísticas que foram pensadas e trabalhadas em técnicas e materiais diversos a partir da prática pessoal de cada um dos membros do grupo. Essa diversidade, representada por obras que vão do vídeo ao desenho, da fotografia à performance, do texto à escultura, é ancorada, porém, em um compromisso generoso entre o grupo, resultando em uma soma que fortalece cada um de seus membros.

Por fim, a escolha do título da exposição faz jus tanto aos tempos em que vivemos, porque estamos sempre prestes a cair, quanto ao ser nefelibata que é o artista, às vezes mais próximo do céu do que da terra. A vantagem é que o céu de Goiás é de uma beleza estonteante. Entre o pôr-do-sol e o anoitecer, na época em que as nuvens, gigantescas, se deixam banhar pela cor do ocaso, deixamos que os sonhos nos atravessem e nos guardem, como faz a resina do âmbar, que acolhe para sempre os segredos do tempo no seu interior. ” (ÂMBAR 2021)

Os trabalhos aqui apresentados, em toda sua heterogeneidade, procuram reavaliar, pensar e criar a partir da luz, cor e materialidade âmbar, tão características do Brasil Central, mergulhando, cada um à sua maneira, nas profundezas da criação. ”

Participantes:

Adriana Mendonça, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, Maria Tereza Gomes, Odinaldo Costa, Rubens Pileggi, e Paulo Duarte-Feitoza.

Projeto Educativo: Valéria Fabiane.

Texto da exposição: Paulo Henrique Duarte-Feitoza.

Para ver a Mostra Expositiva acesse o site: https://grupoambar.website/

Contatos: