MinC2

Ministério da Cultura e UFG instalam escritório no Centro Cultural UFG

O escritório do MinC no CCUFG busca desenvolver políticas públicas de cultura em Goiás

 

 

 

Texto: Gabriel Nonato de Almeida Silva

Fotos: Thiago Santana

Na última sexta-feira (19/5) ocorreu uma importante reunião entre representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) para formalizar uma parceria estratégica. O encontro resultou na consolidação da instalação de um escritório do MinC no Centro Cultural UFG (CCUFG), marcando um avanço significativo no fortalecimento das ações culturais no estado.

 

MinC1


O principal objetivo do escritório é desenvolver e implementar políticas públicas de cultura em Goiás. Com a presença física do MinC no CCUFG, será possível estabelecer uma maior proximidade com o cenário cultural local e promover ações que visem o fomento, a valorização e a difusão das expressões artísticas e culturais locais.


O escritório do MinC na capital assumirá a função de representante oficial do Ministério em Goiás. Sua atuação se dará tanto no âmbito institucional, colaborando com o diálogo entre o MinC e as demais esferas governamentais, quanto na busca por parcerias e articulações com instituições de ensino, entidades culturais e demais agentes envolvidos na promoção da cultura.


A iniciativa do escritório do MinC no CCUFG é uma conquista significativa para a cena cultural goiana, uma vez que possibilitará uma atuação mais efetiva e alinhada às demandas locais. Espera-se que essa parceria entre o MinC e a UFG potencialize o desenvolvimento cultural em Goiás, ampliando o acesso, a diversidade e a valorização das manifestações artísticas.


Durante a reunião estiveram presentes representando a UFG, Luana Cássia Miranda Ribeiro, Pró-Reitora de Extensão e Cultura; Flávia Maria Cruvinel, Assessora de Culturas e Artes; Francisco Guilherme, Diretor de Culturas e Artes da UFG; e Maria Tereza Gomes da Silva, Diretora do Centro Cultural UFG.


O MinC foi representado por Roberta Cristina Martins, Secretária dos Comitês de Cultura do MinC; Vinícius Alves da Silva, Coordenador de Formação e Mobilização dos Comitês de Cultura; e Milton Gonçalves Júnior, Coordenador do Escritório do MinC em Goiás.


Além dos representantes das instituições envolvidas, estiveram presentes os servidores da UFG Flávio Pereira Diniz e Leandro Machado; e autoridades locais como João Batista Ribeiro, Diretor de Cultura em Aparecida de Goiânia; Cleubismar de Jesus (CDJOTA), Coordenador do Ponto de Cultura da Juventude; e representante do gabinete do deputado federal por Goiás, Rubens Otoni Gomide.


A presença do Ministério da Cultura no CCUFG é uma importante conquista para a cultura goiana e um passo significativo na promoção e fortalecimento das políticas públicas culturais em nosso estado.

Categorias: Noticia CCUFG em Cena Cultura