
CCUFG realiza uma nova temporada da série Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB
A pianista brasileira radicada em Londres, Clélia Iruzun, inaugura a temporada de concertos
No dia 17 de junho, às 20h, a pianista Clélia Iruzun chega ao palco do Centro Cultural UFG (CCUFG) abrindo uma nova temporada da série Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB. Sua habilidade no piano e sua interpretação envolvente prometem nos transportar para um universo de emoções e melodias inesquecíveis.
Goiânia, desde seus primórdios, destacou-se no cenário cultural do país pela qualidade do ensino de piano e de seus pianistas, sendo muitos deles premiados em concursos nacionais e internacionais de expressiva projeção.
Aliando-se a outras iniciativas que promovem a difusão da música de concerto, a série Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB, na sua segunda edição, conta, mais uma vez, com o prestigioso patrocínio do Instituto Cultural SICOOB UniCentro Br.
Por meio dessa parceria, torna-se possível proporcionar acesso à cultura e promover o desenvolvimento artístico local. Com isso, foi viabilizada essa expressiva programação cultural em Goiânia, com a apresentação de três pianistas de destaque internacional: Clélia Iruzun, que proporciona o primeiro de três concertos; o segundo, ficará a cargo do pianista Ney Fialkow e, para completar a série Allegro 2023, a pianista Luisa Tender.
A série Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB é uma continuação da série de apresentações realizadas no segundo semestre de 2022, quando os pianistas Ervino Rieger, Eudóxia de Barros e Nahim Marun encantaram o público com suas performances brilhantes.
As datas dos pianistas participantes deste ano são: Clélia Iruzun, no dia 17 de junho; Ney Fialkow, no dia 14 de outubro; e Luisa Tender, encerrando a série Allegro 2023 no dia 02 de dezembro.
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG e a Coordenação do CCUFG agradecem ao SICOOB UniCentro Br por seu incentivo e por possibilitar a realização deste projeto.
Agradecemos também a todos os demais parceiros do Centro Cultural UFG que contribuíram para que esta iniciativa fosse possível. Este é um momento de celebração da cultura e da música para piano.
SERVIÇO
Evento: Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB 2023
Data: 17 de Junho - 14 de outubro - 02 de dezembro
Horário: 20h
Local: Centro Cultural UFG, Av. Universitária, 1533, Setor Universitário
E-mail: teatro.ccufg@ufg.br
Telefone: (62) 3209-6251
Classificação indicativa: Livre
BIOGRAFIA CLÉLIA IRUZUN
Fotografia: Simon Weir
Com sua combinação única de um colorido espírito brasileiro e profunda musicalidade, a pianista Clélia Iruzun firmou-se como uma das artistas mais empolgantes que chegaram ao cenário internacional nos últimos anos. Clélia já tocou mais de 30 concertos para piano e orquestra, incluindo grandes obras clássicas e românticas, como também de importantes compositores espanhóis e latino americanos.
Fez seus estudos na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Royal Academy of Music em Londres, onde se formou com o Recital Diploma. É detentora de importantes prêmios em competições internacionais. Posteriormente trabalhou com vários eminentes virtuoses, incluindo Nelson Freire, Jacques Klein, Stephen Kovacevich e Fou Ts'Ong e mais particularmente com a pianista e pedagoga brasileira Mercês de Silva Telles em Paris. Notáveis compositores brasileiros dedicaram obras a Clélia, como Francisco Mignone, Arnaldo Rebello e
Marlos Nobre e recentemente, Alexandre Rachid, Beetholven Cunha, Mario Ferraro e Nimrod Borenstein.
Como solista, Clélia apresenta-se internacionalmente em diversos países da Europa, Américas e Ásia, além de concertos no Grand Theatre em Xangai, Forbidden City Concert Hall em Pequim, Konserthusets em Gotemburgo e Estocolmo, Poznan Philharmonie, Fundação Stavros Niarchos em Atenas e Queen Elizabeth Hall, Purcell Room e Wigmore Hall em Londres. Clélia também realiza turnês anuais no Brasil, tocando nas principais salas de concerto como a Sala São Paulo, Sala Minas Gerais e Teatro Municipal do Rio de Janeiro e São Paulo, como em festivais e séries de seu país natal.
Sua discografia abrange uma variedade de repertório, de compositores latino-americanos aos Concertos de Mendelssohn e o Concertino para Piano e Orquestra de Elizabeth Maconchy com a BBC Scottish Symphony Orchestra. Gravou recentemente dois volumes da música para piano de Federico Mompou; outros três CDs no selo SOMM com Quintetos de Henrique Oswald e Amy Beach. Sonatas para piano e violino de Leopoldo Miguez e Henrique Oswald e os Concertos de Saint-Saens No 5 e Henrique Oswald com a Royal Philharmonic Orchestra e sob a direção do maestro holandês Jac van Steen.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Reitora
Angelita Ferreira de Lima
Vice-Reitor
Jesiel Freitas Carvalho
Pró-Reitora de Extensão e Cultura
Luana Cássia Miranda Ribeiro
Diretor de Culturas e Artes
Francisco Guilherme de Oliveira Júnior
Assessora de Cultura e Artes
Flávia Maria Cruvinel
Assessora de Cultura e Artes
Renata de Lima Silva (Kabilaewatala)
Diretor da Escola de Música e Artes Cênicas
Eduardo Meirinhos
CENTRO CULTURAL UFG
Diretora
Maria Tereza Gomes da Silva
Coordenadora de Programação de
Música e Artes Cênicas
Consuelo Quireze Rosa
Coordenador de Ações Culturais
João Victor dos Santos
Coordenadora de Artes Visuais
Samuel José Gilbert de Jesus
Coordenador Administrativo
Renato Malta
Coordenador de Intercâmbio e
Ações Educativas
Thiago de Lemos Santana
Auxiliar em Assuntos Educacionais
Dorivan Borges Filho
Técnico em Eletrotécnica
Fernando Júlio Barros
Técnico de Iluminação
Everson Alcântara
Assistentes de Artes Visuais
Jessika Lorrane Rodrigues de Oliveira
Lucas Souza Pereira Miranda
Estagiários
Daniel Oliveira de Abreu
David Danilo de Araújo Costa
Gabriel Nonato de Almeida Silva
Apoio
Betânia Lopes dos Santos
Daniel Galdino da Silva
Edinaer Vieira Marques dos Santos
INSTITUTO CULTURAL
SICOOB UNICENTRO BR
Coordenador do Siccob UniCentro BR e da Revista e Boletim Cultural
Fernando Passos Cupertino de Barros
SICOOB UNICENTRO BR
Diretor-Presidente
Raimundo Nonato Leite Pinto
Diretor de Negócios
Evandro Freo
Diretor Operacional
Rodrigo Naves Pinto
Diretor de Controle e Risco
Valmir Galhardo
Diretor Operacional
Rodrigo Naves Pinto
Diretor de Controle e Risco
Valmir Galhardo
Diretor de Relacionamento e Inovação
Diogo Mafia Vieira
Presidente do Conselho de Administração
Clidenor Gomes Filho
Vice-Presidente do Conselho de
Administração
José Umberto Vaz de Siqueira
PROJETO CONCERTOS ALLEGRO CCUFG/SICOOB
Produção e Curadoria do Projeto
Concertos CCUFG/SICOOB
Consuelo Quireze Rosa
Coordenador Técnico de Música, Teatro e Artes da Cena
João Victor dos Santos
Pianista
Clélia Iruzun
Iluminação
Fernando Júlio Barros
Everson Alcântara
Assessor de Produção
Allison Garcia
Design Gráfico
Mariana Gonçalves de Assis
Assessoria de Comunicação e
Diagramação
Gabriel Nonato de Almeida Silva
Categorias: Noticia Série Músicas
URL relacionada: https://centrocultural.ufg.br/p/serie-allegro |
---|