a

Primeiro concerto do Projeto Allegretto recebe alunos de ensino básico no Centro Cultural UFG

Estudantes do Centro de Ensino em Período Integral Santa Bernadete desfrutam de uma sessão de formação de plateia seguida de um recital de trio de câmara

Texto: Gabriel Noas

Imagens: Gabriel Noas e Thiago Santana

Na última quarta-feira (30/8), às 15h, o Centro Cultural UFG (CCUFG) recebeu a estreia do Projeto "Allegretto - Trio de Câmara". Nesse evento especial, alunos do Centro de Ensino em Período Integral Santa Bernadete (CEPI Santa Bernadete) foram convidados a participar de uma experiência com a música clássica.

a

O evento começou com uma ação de formação de plateia liderada pela maestrina, cantora lírica e professora Vanessa Bertollini. A artista compartilhou informações sobre a história da música e a riqueza dos instrumentos que seriam apresentados. Uma introdução divertida com um vídeo explicou o surgimento da musicalidade.

u

Em seguida, o palco do Teatro CCUFG recebeu o trio composto por Consuelo Quireze Rosa no piano, Ana Claudia de Assis no violoncelo e Katlen Santana no violino para um concerto de trio de câmara. O recital levou o público em uma viagem musical que abrangeu músicas contemporâneas e clássicas, bem como composições originais com temas infantis feitas especialmente para a apresentação. O programa musical foi composto por E. Villani-Côrtes, M. Bruch, A. Piazzolla e pelo músico goianiense Fernando Cupertino.

b

Após o recital, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de perguntas e respostas, trocando ideias e experiências com os artistas. Foi uma ocasião que apresentou o público infanto-juvenil ao fascinante mundo da música clássica e como ela permanece presente em nosso cotidiano.

O projeto "Allegretto - Trio de Câmara" tem como objetivo difundir a música de câmara e seus instrumentos. A temporada 2023 contará com mais duas apresentações, uma no dia 27 de setembro, às 20h, no CCUFG e outra no dia 11 de novembro, às 17h, no Palácio Conde dos Arcos na Cidade de Goiás.

Categorias: Noticia Aconteceu Série Músicas Ação Educativa