Banda Tonico do Padre

Show da banda Tonico do Padre celebra compositores brasileiros e goianos no Centro Cultural UFG

O grupo chega ao Teatro CCUFG com a segunda performance de sua nova turnê “Projeto Por essas Bandas”

 

 

 

Texto: Gabriel Noas

A banda de câmara Tonico do Padre apresentará sua segunda performance da nova turnê, “Projeto Por essas Bandas”, no Centro Cultural UFG, no dia 19 de outubro, a partir das 20h. A entrada é gratuita, sem a necessidade de reservar ingressos.

 

Banda Tonico do Padre

Fotografia: Tonico do Padre - Divulgação

Neste espetáculo, sob a regência do maestro Marcos Botelho, a banda traz um repertório dedicado a celebrar compositores brasileiros, com destaque especial para os talentos goianos. O programa inclui peças como a polca-lundu "Ora Veja!" e a polca "Orlinda", ambas do compositor Tonico do Padre (Antonio da Costa Nascimento) de Pirenópolis, bem como "Pelo Dobrado Espírito Santo", de Antônio Augusto da Silva, de Corumbá de Goiás, e muitas outras obras.

A Banda de Câmara Tonico do Padre é composta por professores da Universidade Federal de Goiás, Institututo Federal de Goiás e Secretária de Educação, além de músicos das Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) e Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSG). Seu repertório é totalmente dedicado a compositores brasileiros, com um foco especial em compositores goianos, celebrando o rico cenário musical do estado. O grupo busca recriar a sonoridade das bandas de coreto, especialmente da virada do século XIX para o XX, com arranjos originais da época, além de interpretações de músicas contemporâneas.

 

Tonico do Padre

Fotografia: Cidade de Pirenópolis

O nome da banda é uma homenagem ao icônico compositor das bandas do Estado de Goiás, Antonio da Costa Nascimento, conhecido como Tonico do Padre. Viveu em Pirenópolis entre 1837 e 1903, deixando um legado significativo no patrimônio cultural do estado. Além de sua contribuição musical, Tonico do Padre era um artista versátil, também envolvido em escultura e pintura. Sua música é descrita como única e inconfundível, e sua liderança na Banda Euterpe é lembrada com respeito e admiração por seus colegas de trabalho.

O show da banda Tonico do Padre é uma oportunidade imperdível para celebrar a riqueza musical de Goiás e a história de um dos compositores mais importantes do estado.

 

Categorias: Noticia Série Músicas