OUVINDO CINEMA - 62

Reconhecido compositor e maestro, Beto Strada, oferece oficina de sonoplastia para cinema como parte do projeto “Ouvindo Cinema”, no Centro Cultural UFG

Oficina sobre os elementos sonoros no cinema ocorre nos dias 22 e 23 de abril, das 8h às 13h

Beto Strada, compositor, maestro e arranjador brasileiro com mais de 40 anos de carreira no cinema, lidera o projeto "Ouvindo Cinema" em Goiânia. Ele conduzirá uma oficina sobre a arte do som no audiovisual nos dias 22 e 23 de abril, das 8h às 13h, no Centro Cultural UFG (CCUFG), destacando técnicas de trilha sonora, foley e efeitos sonoros. A participação é gratuita, prometendo imersão e inspiração no universo sonoro cinematográfico.

Inscrições Abertas! Vagas Limitadas pelo link -  https://forms.gle/vsbH2TNgyKsZGzJeA

Inscrição Gratuita! Os participantes receberão certificados ao concluir as oficinas

OUVINDO CINEMA - 62

Foto: Leo Oliveira

A oficina faz parte do projeto “Ouvindo Cinema" e apresenta aos participantes o universo das trilhas sonoras cinematográficas, destacando o papel crucial do som na criação de experiências memoráveis de cinema. Destinada para um público diversificado, será oferecido aos participantes um entendimento prático dos elementos sonoros no cinema.

Beto Strada se destaca no cinema brasileiro com contribuições em mais de trinta filmes. Entre seus trabalhos mais emblemáticos estão as composições para as trilhas sonoras de "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas" (1978), "O Rei e os Trapalhões" (1979) e "Confissões de uma Viúva Moça" (1975).

Com foco especial nas obras de John Williams, como "Tubarão", "Indiana Jones", "Harry Potter", "E.T. O Extraterrestre" e "Star Wars", o currículo do projeto propõe uma jornada imersiva em sete etapas, conduzida por Beto Strada, desde a percepção dos sons cotidianos até a complexidade da sonoplastia cinematográfica, passando pela criação de histórias sonoras, técnicas de foley e análise de grandes trilhas sonoras.

Os participantes serão guiados em um exercício de imaginação auditiva, criando histórias a partir dos sons ao seu redor, despertando habilidades de escuta ativa e identificação de sons. "Estamos numa era em que o som não é apenas um complemento, mas uma força narrativa no cinema. 'Ouvindo Cinema' representa uma oportunidade para os participantes explorarem este território criativo e expressivo", afirma Strada.

Sobre "Ouvindo Cinema"

O "Ouvindo Cinema", apoiado pelo Edital Nº 8/2023 e Formação e Difusão Audiovisual da Lei Federal Paulo Gustavo, é um projeto que tem como intenção educar e inspirar futuros profissionais e entusiastas do audiovisual sobre a importância e o impacto do som no cinema. Liderado pelo renomado compositor e maestro Beto Strada, a iniciativa oferece oficinas práticas e teóricas. Além das sessões presenciais no CCUFG, o programa oferece oficinas exclusivamente em escolas da rede de ensino básico de Goiânia e fornece material em vídeo, que será disponibilizado no YouTube, permitindo que um público mais amplo experimente e aprenda sobre a composição de trilhas sonoras.

João Victor dos Santos, produtor do "Ouvindo Cinema", destacou os esforços do projeto para ampliar o acesso ao conhecimento sobre sonoplastia no cinema entre diversos públicos. "Com recursos de leis de incentivo, levaremos aos alunos da rede pública a importância do som no cinema, destacando um universo muitas vezes ignorado", afirmou João Victor. O produtor mencionou que o projeto inclui uma oficina desenhada para pessoas com deficiência, oferecendo audiodescrição e balões sensitivos, além de uma sessão aberta ao público em geral interessado no aspecto sonoro do cinema.

Assunto: Oficinas "Ouvindo Cinema" com Beto Strada

Quando: Segunda e Terça, 22 e 23 de abril, das 8h às 13h

Onde: Centro Cultural UFG, situado na Av. Universitária, 1.533, Setor Leste Universitário – Goiânia (GO)

Mais informações:

Categorias: Noticia