allegretto

Projeto Allegretto recebe alunos da rede pública de ensino no Centro Cultural UFG

A primeira apresentação da temporada de 2026 contou com a presença das turmas do CEPI Alto Paraíso.

Por: Isadora Santos

Na última quarta-feira (02/09), o Centro Cultural UFG foi palco da primeira apresentação do “Projeto Allegretto - Concertos Didáticos 2026”. Voltado para a formação artística e cultural de estudantes, o concerto contou com a presença do Trio de Câmara formado por Consuelo Quireze, no piano, Ana Cláudia Assis, no violoncelo, e Katlen Santana, no violino.

 

allegretto 1Foto: Lucas Lustosa

 

O evento teve início com um vídeo educativo sobre a origem da musicalidade e histórias de cada um dos instrumentos presentes durante o concerto. Depois, os estudantes participaram de uma breve ação de formação de plateia conduzida pela professora, cantora lírica e maestria Vanessa Bertollini, que trouxe uma explicação didática sobre os 4 elementos fundamentais da música, a fim de estimular a escuta e apreciação musical dos alunos. 

O programa musical, composto por Mozart, Astor Piazzolla, Edmundo Villani-Côrtes, Fritz Kreisler e pelos dois goianos Fernando Cupertino e Lucas Morais, buscou abranger músicas clássicas e contemporâneas. Entre cada melodia tocada, as artistas interagiam com o público por meio de perguntas, demonstrações dos instrumentos e informações sobre o repertório selecionado.

 

allegretto 2Foto: Lucas Lustosa

 

Além do Projeto Allegretto, os estudantes também tiveram a oportunidade de fazer uma visita mediada pelo 2° Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás, uma mostra que evidencia a diversidade de linguagens, discussões, territórios e pesquisas existentes na produção artística contemporânea brasileira. 

 

visita mediada Foto: Isadora Santos

 

O “Projeto Allegretto - Concertos Didáticos” é realizado pelo Centro Cultural UFG (CCUFG), pela Secretaria de Arte e Cultura (SEACULT) e pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com o apoio do Instituto Cultural Sicoob UniCentro BR. O evento integra o plano de ações desenvolvidas pela universidade voltadas à formação de públicos e difusão artística.  

A temporada de 2026 contará com mais duas apresentações: no dia 7 de outubro, às 15h, e no dia 11 de novembro, também às 15h, ambas realizadas no teatro do CCUFG. A entrada é gratuita, sendo necessário realizar agendamento prévio e conferir a disponibilidade de vagas.

Categorias: Artes Cultura Ação Educativa Concerto