Weby shortcut
Youtubeplay

Como funcionam as Visitas

Atualizado em 12/11/16 14:30.

O núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas do CCUFG entende a produção artística do nosso tempo como um instrumento didático e um recurso cultural com grandes potencialidades educativas.

A mediação com o público é realizada por educadores(as) do CCUFG que apresentam e discutem as obras expostas, ou uma seleção de obras. Os passeios são adaptados às diferentes idades e necessidades, e têm um formato aberto e flexível para responder às inquietações do público visitante.

Duração: A visita agendada dura aproximadamente 60 minutos.

Com crianças pequenas, apresenta-se um percurso que pode variar entre cinco e sete obras expostas. O número de trabalhos que são discutidos aumenta progressivamente de acordo com as idades ou na medida em que o alunado demostra atenção e interesse pela exposição.

img_IAE_03

Durante o trajeto está previsto a utilização de materiais didáticos de apoio, que permite desenvolver atividades práticas criativas e experimentais, com vários objetivos:

1- Possibilitar o entendimento da arte contemporânea como “processo”.

2- Experimentar a sensação de produzir algumas peças e vivenciar processos artísticos.

3- Desenvolver de maneira lúdica e experimental procedimentos simples de aproximação aos métodos utilizados pelos artistas para realizarem suas obras.

4- Para o público adolescente e jovem, promovemos uma discussão sobre alguns conceitos que se destacam em algumas obras, tais como memória, esquecimento, espaços, cidade, questões éticas, humanas e políticas, performance, temporalidades e corpos, entre outros temas possíveis que podem ser promovidos por meio das obras expostas.

Os materiais didáticos e de apoio utilizados nas ações educativas são determinados pela experiência da visita, já que estão vinculados às obras e artistas específicos. Dessa forma, o uso pode variar de acordo com o percurso de cada grupo visitante na Galeria do CCUFG e, também, de acordo com a faixa etária.

Após a conclusão do trajeto pelas salas da Galeria, propomos uma atividade na Sala de Ação Educativa, com todo o Grupo, e as ações podem variar de acordo com as idades das pessoas participantes.

Nossa intenção é que a experiência da visita ao CCUFG colabore nas reflexões sobre as possibilidades e criação de sentidos sobre a arte contemporânea e incentive o público visitante a experimentar formas criativas e críticas de diálogo com as produções expostas.

 

FB >> Acompanhe nossas ações: https://www.facebook.com/educativoccufg/

Listar Todas Voltar