27º Salão Anapolino de Arte estará no CCUFG entre 1º de março e 5 de abril

Em 29/02/24 09:34 Atualizada em 29/02/24 09:43

27 salão anapolino de arte.

O 27º Salão Anapolino de Arte encerrou-se na Galeria Antônio Sibasolly, em Anápolis, na segunda-feira, 19, mas ainda será possível visitar a mostra em Goiânia. Pelo terceiro ano consecutivo, segue para o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), onde ficará em cartaz entre os dias 1º de março e 5 de abril. O evento, que conta com o apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura de Anápolis, é uma realização da Prefeitura de Anápolis e da Associação dos Amigos da Galeria, destaca seu curador, Paulo Henrique Silva.

Compõem a mostra trabalhos dos seguintes artistas: Benedito Ferreira, Camila Soato, Daniela Seixas, Diego Oliveira, Érica Storer, Fernanda Adamski, Gabriel Bicho, Hal Wildson, Ionaldo Rodrigues, Isadora Jochims, Jeff Santos, João Paulo Racy, José Loures e Bruna Mazzotti, Julia Arbex, Kamilla Nunes, Leticia Feltrin, Lina Cruvinel, Luciana Ohira e Sergio Bonilha, Maria Vaz, Priscila Rezende, Rafael Amorim, Renan Soares, Salomão Pereira, Sara Costa, Vicente Brasileiro e Wagner Wagner.

Com uma trajetória de mais duas décadas, o Salão Anapolino de Arte transcende as fronteiras regionais, exercendo influência vital na cena contemporânea brasileira. “O protagonismo alcançado não apenas desafia a concentração histórica das artes no sudeste do Brasil, mas também redefine o significado de centralidade e periferia”, afirma Paulo Henrique Silva.
Esse compromisso com a diversidade é refletido na seleção de artistas de todas as regiões do país, incluindo aquelas historicamente sub-representadas. A mostra nacional apresenta uma gama de talentos, como Érica Storer, do Paraná, e Rafael Amorim, do Rio de Janeiro, premiados na categoria, e todas essas narrativas reunidas a enriquecem com diferentes perspectivas e estilos.

Além de valores em dinheiro para os premiados nas categorias Mostra Nacional e Fomento à Produção Anapolina – cujo premiado foi Diego Oliveira -, nesta edição, o Salão Anapolino de Arte inovou ao lançar o "Prêmio Residência", em parceria com o Ateliê Escola Sertão Negro, em Goiânia – GO, e o Espaço Contemporâneo Pé Vermelho, em Planaltina – DF. Esta modalidade se apresenta como estímulo à pesquisa e à formação artística. As artistas Priscila Rezende – Mostra Nacional – e Fernanda Adamski – Fomento à Produção Anapolina – são as premiadas nesta primeira edição.

A curadoria deste ano homenageia o artista goiano Leonam Fleury, agraciado com o "Prêmio Artista Convidado". Fleury junta-se a uma lista ilustre de homenageados, incluindo Dalton Paula, Luiz Mauro, Marcelo Solá, Selma Parreira e Siron Franco. Esses artistas, ao serem reconhecidos, contribuem para consolidar o Salão Anapolino como um dos principais mecanismos de impulsionamento da arte contemporânea no Brasil.

Serviço:
📅 27º Salão Anapolino de Arte
🗓 Duração da Mostra: 1º de março a 5 de abril
🕰 Horário de Visitação: terça a sexta: 9h às 12h e 14h às 17h
📍 Local: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) - Avenida Universitária, nº 1533, Setor Universitário, Goiânia, Goiás

🎟 Entrada Gratuita