capa blumenschien

Concerto Blumenschein

Luiz Blumenschein retorna a Goiás com MÚSICA NO CORAÇÃO DO BRASIL

capa blumenschien

Nos dias 04 e 08 de março, as cidades de Pirenópolis e Goiânia, respectivamente, recebem o pianista Luiz Blumenschein com o Concerto ”MÚSICA NO CORAÇÃO DO BRASIL”.

Premiado em vários concursos de piano no Brasil, Luiz Blumenschein é goiano, mas reside na Alemanha desde o ano de 1982. O primeiro concerto será realizado na cidade de Pirenópolis, no dia 04 de março, às 11h no Cine Pireneus, no Centro Histórico.
No dia 08 de março é a vez de Goiânia receber o recital, que acontece no Centro Cultural UFG, às 20h.

Ambos com Entrada franca.

SOBRE LUIZ BLUEMENSCHEIN

bluemenschein

Fotografia Dirce Vieira

Natural de Goiânia, estudou no Conservatório de Música com a Professora Heddy Wascheck e formou-se pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na classe da pianista Belkiss Carneiro de Mendonça no ano de 1981, tendo sido premiado em vários concursos de piano no Brasil.

Já na Alemanha, cursou Mestrado em Piano Solo na classe das pianistas Rosa Sabater e Elza Kolodin, na Escola Superior de Música Freiburg i. Bresgau e Mestrado em Piano e Música de Câmara, na classe da pianista e reitora Fany Solter, na Escola Superior de Música de Karlsruhe. O talento para a improvisação e os estudos também possibilitaram a Luiz Blumenschein contato estreito com a dança: desde 1991 é pianista acompanhador da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Mannheim (Alemanha). No Brasil, é correpetidor e pianista solista do Seminário Internacional de Dança de Brasília desde 1993. Suas criações estão registradas em três CDs já esgotados. Luiz Blumenschein recebeu do Estado de Goiás a comenda da Ordem do Anhanguera.

É representante dos colaboradores artístico-científicos (Kuenstlerischemitarbeiter), sendo membro do Senado desta instituição. É convidado cativo do "Seminário Internacional de Dança de Brasília" desde 1993. Divulga a música brasileira na Alemanha por meio do Consulado do Brasil em Frankfurt e da sociedade Teuto-Brasileira.

Nos últimos anos, esteve frequentemente se apresentando no Brasil. Em 2012, no Teatro Sesi com o Concerto em Homenagem a Mestra Belkiss Carneiro de Mendonça. Em 2015, participou do III Encontro Nacional de Piano no EMAC/UFG e se apresentou em Brasília, com o Concerto De lá pra cá: o piano de Luiz Blumenschein. Em 2016, produziu um CD intitulado “O Panorama da Música Brasileira para Piano e também realizou a 1ª Turne “Música de Concerto no Coração do Brasil” em Goiás e DF.

UM POUCO DE HISTÓRIA

blumenschien 02

Fotografia Dirce Vieira

Foi aos 17 anos que Luiz Blumenschein teve a oportunidade de ouvir a professora Belkiss Carneiro de Mendonça interpretar ao piano a Rapsódia em si menor, de Brahms. O fascínio despertado pela intensidade da música e da intérprete foi determinante para que Luiz decidisse seguir a carreira de pianista.

Dona Belkiss (1928-2005) recebeu da avó Maria Angélica do Couto Brandão, conhecida pelo apelido de Nhánhá do Couto (1880-1945), pioneira na divulgação e promoção da música erudita em Goiás, os primeiros ensinamentos ao piano e o gosto pela brasilidade. Mas foi somente em 1971, aos 43 anos, que D. Belkiss gravou seu primeiro LP pela Copacabana Discos – Panorama da Música Brasileira para Piano, com obras de Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e Camargo Guarnieri, entre outros.

Entre os 17 e 23 anos, durante o curso de bacharelado em piano solo em Goiânia, D. Belkiss apresentou a Luiz Blumenschein as obras de vários compositores brasileiros, e o incentivou a prosseguir com os estudos. O jovem estudante teve o privilégio de poder estudar no piano de concerto da professora, pessoa marcante e com quem compartilhou grande amizade.

Aliada à inspiração da professora cujo objetivo maior era divulgar a música brasileira, Luiz Blumenschein pode conhecer as estórias de grandes nomes da música erudita brasileira, pois D. Belkiss foi contemporânea de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e conviveu com o também compositor Camargo Guarnieri (1907-1993) e o pianista Arnaldo Estrela (1908-1980), além de muitos outros.

Para Luiz Blumenschein, a música brasileira para piano é muito rica e ainda pouco divulgada no Brasil e no exterior, até mesmo a obra de Heitor Villa-Lobos, o compositor mais conhecido. Nas suas apresentações, Luiz Blumenschein, fazendo jus à sua formação, sempre inclui uma peça brasileira.

programação blumenschien

SERVIÇO: