Ensaio Geral Hugo Rodas

Lançamento Manga de Vento/Retrospectiva Hugo Rodas

 

Manga de Vento abre programação com três espetáculos de Hugo Rodas

 

hugo rodas

Ensaio Geral (Diego Bresani)

A terceira edição da Manga de Vento – Mostra Expandida de Dança se inicia na sexta (4/5), no Centro Cultural UFG, em Goiânia, com três espetáculos dirigidos por Hugo Rodas. Com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o programa segue até outubro deste ano, reunindo trabalhos contemporâneos, nacionais e internacionais, que rompem limites da linguagem artística.

Uma pequena retrospectiva do trabalho do dramaturgo uruguaio erradicado no Brasil, Hugo Rodas, traz a Goiânia a OperAta, nos dias 4 e 5 de maio, às 20 horas, quando a Agrupação Teatral Amacaca (ATA) encena um programa duplo, com os espetáculos Ensaio Geral e Punaré e Baraúna. A produção conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Distrito Federal.

Ensaio Geral brinca com o ambiente de ensaio de um grupo de teatro musical. A narrativa é construída sobre diversas perspectivas da palavra “amor”, com textos de Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Carlos Drummond de Andrade, Charles Chaplin e Eduardo Galeano, livremente adaptados pelo grupo. 

Com direção musical de Cacai Nunes, a mesma orquestra que canta os amores urbanos de Ensaio Geral reposiciona e transmuta os móveis de uma festa para contar solidões sertanejas de Punaré e Baraúna, filhos da escassez do sertão. O espetáculo inspirado na obra literária Cansaço – a longa estação, de Luíz Bernardo Pericás, compartilha com o público duas verões sobre um mesmo entrevero provocado pelo desejo de dois homens por uma mesma mulher, a encantadora Cicica.

No domingo (6/5), às 20 horas, um segundo elenco também dirigido por Hugo, apresenta a remontagem de Adubo ou a Sutil arte de escoar pelo ralo, um espetáculo sobre a morte e o ato de morrer. O fio condutor é o atropelamento de um cão filhote, instalando atmosfera oscilante entre o fúnebre e o lírico, o riso e o nó na garganta, celebrando a vida diante da certeza inefável do fim.

Ensaio Geral Hugo Rodas

Ensaio Geral (Hid Saib)

Curadoria

O bailarino e coreógrafo Kleber Damaso, que assina curadoria e direção artística da mostra, lembra que a “manga de vento” é um dispositivo de análise do sentido do movimento. Conhecido também como “biruta”, este instrumento encontrado em campos de pouso e decolagem informa sobre a orientação do vento.

“Essa vulnerabilidade do dispositivo é avessa a ideia de apontar tendências, de circunscrever escolhas temáticas, de defender circuitos consolidados, entre outras expectativas tantas vezes sustentadas pelo discurso curatorial. Aspiramos um programa que contempla do pensamento coreográfico que extrapola os entendimentos de corpo, às pesquisas que avançam naquilo que a dança traz de mais elementar  estar em movimento  mesmo quando este movimento não é exclusivamente da ordem do visível”, reflete o curador. 

Segundo Damaso, essa edição vislumbra um descolamento do recorte ainda presente e não menos importante sobre o esgarçamento dos contornos da dança, que agora se transborda na iminência de olhar “o passado” como um exercício imprescindível de localização e complexificação da obra e do estado de arte. Para ele, um anseio que esta manifestado na composição de retrospectivas, na aproximação e interlocução de projetos, no esforço de pensar trajetórias, de coproduzir tantas outras, de destacar o fôlego e a resistência inscrita na inquietude, na inconformidade, na permanente mobilidade.

Outro aspecto patente da Mostra é a estrutura do programa, composto por conjuntos de atividades mensais, com espaçamentos de tempo. O produtor artístico da mostra, Guilherme Wohlgemuth, lembra que, desde o início, realizar a mostra ao longo de vários meses é uma opção que favorece o diálogo e o engendramento de encontros entre artista e público, entre artista e artista, “porque as ações promovidas nunca estiveram direcionadas estritamente à contemplação estética”.

Wohlgemuth ainda complementa alargando o debate: "A necessidade de revisitar as trajetórias dos artistas convidados pela Mostra como estratégia de revidar os usos inapropriados e políticos de obras de arte, nos leva a indagar sobre as responsabilidades e desdobramentos da atividade curatorial, que especialmente nessa edição, procura incitar um olhar menos linear para desvendar as discussões que, a princípio, estão fora de campo, e que são de fato relevantes nas obras selecionadas, mas que por interesses escusos não estão em evidencia nos grandes meios de circulação de informações sobre a arte”.

A programação se constitui sem um destaque principal, mas com vários destaques do começo ao fim. Se em alguns momentos, Manga de Vento suscita a oportunidade de abranger e adensar na trajetória de seus convidados (a exemplo de Hugo Rodas e Wagner Schwartz), em outros é capaz de tencionar a sutileza que perpassa a memória e o desaparecimento, a inclinação e a objeção ao esquecimento. Até outubro, o programa prevê também o contato com a obra de Denise Stutz (RJ), Grupo Empreza (GO), Grupo Cena 11 (SC), Dudude Hermmann e Marco Paulo Rolla (MG) e Carmen Werner (Espanha), entre outros.

 hugo rodas

Ensaio Geral (Bernardo Rebello)

Outras ações

Complementar às apresentações, Manga de Vento oferece programas (in)formativos e de mediação com workshops, sessões de análises fílmicas e encontros para trocas de experiências. A primeira atividade dedicada ao compartilhamento público entre estudantes e profissionais é o encontro Performar Arquivos, no dia 15 de junho, às 16 horas, sob coordenação das pesquisadoras Flávia Meireles e Nirvana Marinho. 

Circulando agora por diversas cidades brasileiras, o trabalho lança um olhar para as demandas específicas dos arquivos de dança, em sintonia com as recentes discussões do campo da pesquisa em Arte, História e Arquivo. Nesses encontros, as pesquisadoras convidam pesquisadores locais para comentarem metodologias, dinâmicas e questões que permearam todo o projeto. E ainda apresentam a plataforma digital desenvolvida com objetivo pedagógico e que estará disponível no site www.acaovizinhas.com.br.

No mês de julho, a presença de artistas espanhóis vai permitir a realização de outras duas atividades de formação, também no Centro Cultural UFG. A dupla Álvaro Esteban e Laura Aris conduz o workshop “Energía y Trabajo em Pareja”, no dia 5. Oportunidade de acesso ao trabalho do intérprete-criador Daniel Abreu será no dia 7, no workshop “Desde Aquí”. Também está prevista a oficina “Dançar Dói”, com Clarice Lima e Aline Bonamin (SP), em 1º de setembro. O processo de inscrição para todas as atividades será anunciado, oportunamente, pela produção da Manga de Vento.

[SERVIÇO]

Abertura da Manga de Vento – Mostra Expandida de Dança

4 e 5/5 - 20h 

OperAta: Ensaio Geral + Punaré e Baraúna | ATA – Agrupação Teatral Amacaca (DF)

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

 6/5 - 20h

Adubo ou a Sutil arte de escoar pelo ralo | Abaetê Queiroz, André Araújo, Pedro Martins e Rosanna Viegas (DF)

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

Local: Centro Cultural UFG (Avenida Universitária, 1533, Setor Leste Universitário)

Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

 

Fichas técnicas

ENSAIO GERAL

Direção Hugo Rodas

Elenco Abaetê Queiroz, André Araújo, Camila Guerra, Dani Neri, Flávio Café, Diana Poranga, Gabriela Correa, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Márcia Duarte e Rosanna Viegas.

Músicos Nobu Kahi, Pedro Tupã e Iano Fazio

Iluminação Raquel Rosildete e Hugo Rodas

Operação de Luz Zizi Antunes

Cenografia e figurino Hugo Rodas e o grupo

Grafitti de banquetas da cenografia Gabriel Marx

Painéis de Grafitti Diana Poranga

Apoio Departamento de Artes Cênicas da UnB

 

PUNARÉ E BARAÚNA

Direção Artística Hugo Rodas

Direção Musical Cacai Nunes

Dramaturgia e composição das canções Hugo Rodas e ATA

Elenco André Araújo, Abaetê Queiroz, Camila Guerra, Dani Neri, Diana Poranga, Flávio Café, Gabriela Correa, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Márcia Duarte e Rosanna Viegas

Músicos Pedro Tupã e Nobu Kahi

Iluminação Raquel Rosildete

Operação de Luz Zizi Antunes

Programação Visual Patrícia Meschick

Produção de Encenação e Execução de Cenografia Flávio Café, Tulio Starling e Victor Abrão

Produção Executiva Camila Guerra e Luciana Lobato

Produção e Execução de Figurino Diana Poranga

 

ADUBO

Direção Hugo Rodas

Elenco Abaetê Queiroz, André Araújo, Pedro Martins e Rosanna Viegas

Produção Luciana Lobato

Concepção de luz Hugo Rodas

Operação de luz e som Caetano Maia

 

Confira a programação completa:

MANGA DE VENTO – MOSTRA EXPANDIDA DE DANÇA 

 

Retrospectiva Hugo Rodas

4 e 5/5 - 20h 

OperAta: Ensaio Geral + Punaré e Baraúna | ATA – Agrupação Teatral Amacaca (DF)

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

6/5 - 20h

Adubo ou a Sutil arte de escoar pelo ralo | Abaetê Queiroz, André Araújo, Pedro Martins e Rosanna Viegas (DF)

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

15/6 – 16h 

Performar Arquivos

ENTRADA FRANCA

 

15/6 – 20h

Pendular| Flávia Meireles e Júlia Murat

(Classificação indicativa: 18 anos). ENTRADA FRANCA

 

5/7 – 15h

Workshop: “Energía y Trabajo em Pareja” 

Com Álvaro Esteban e Laura Aris (Espanha)

 

6/7 – 20h

Open Wound + Antípodas + Cualquier Mañana | Álvaro Esteban e Laura Aris (Espanha)

(Classificação indicativa: 16 anos)

 

7/7 – 10h

Workshop: “Desde Aquí” 

Com Daniel Abreu (Espanha)

 

7/7 - 20h

Perro | Daniel Abreu (Espanha)

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

28/7 – 20h

De Parte de Ella | Carmen Werner (Espanha)

(Classificação indicativa: 16 anos)

 

Retrospectiva Wagner Schwartz

27/8 – 20h

Domínio público | Elizabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

28/8 – 20h

Piranha | Wagner Schwartz

(Classificação indicativa: 16 anos)

 

30/8 – 20h

Transobjeto | Wagner Schwartz

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

29/8 -20h

Tanque – Uma opera molhada | Dudude Hermmann e Marco Paulo Rolla (MG)

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

31/8 -20h

Sublime Travessia | Dudude Hermmann (MG)

(Classificação indicativa: 16 anos)

 

1/9 – 20h

Entre ver | Denise Stutz (RJ)

(Classificação indicativa: 16 anos)

 

1/9 – 20h

Oficina: “Dançar Dói” 

Com Clarice Lima e Aline Bonamin (SP)

 

2/9 – 20h

Intérpretes em crise | Clarice Lima e Aline Bonamin (SP)

(Classificação indicativa: LIVRE)

 

20/10 – 23h

Serão Performático no Cabaré Voltaire | Grupo Empreza (GO)

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

23/10 – 20h

Protocolo Elefante | Grupo Cena 11 (SC)

(Classificação indicativa: 18 anos)

 

Local: Centro Cultural UFG (Avenida Universitária, 1533, Setor Leste Universitário)

Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Categorias: Aconteceu