Caranguejo Overdrive Corte

Espetáculo Caranguejo Overdrive no Centro Cultural UFG

Aquela Cia. de Teatro (RJ) abre turnê nacional em Goiânia com o espetáculo Caranguejo  Overdrive O movimento Manguebeat e a denúncia social inspiram Aquela Cia. de Teatro na montagem de Caranguejo Overdrive, espetáculo programado para 30 e 31 de março, no Centro Cultural UFG, em Goiânia. Com direção de Marco André Nunes e texto de Pedro Kosovski, a peça teatral leva ao palco a Cidade em movimento e o impacto sobre seus habitantes, com execução ao vivo de música eletrônica e tambores de maracatu.

Aquela Cia. de Teatro abre a turnê na capital goiana e segue para Belém/PA, Teresina/PI e São Luis/MA. Caranguejo Overdrive chega à capital goiana por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura que, através de seleção pública, contempla projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura.

Caranguejo Overdrive Oficial

____

Inspirada no Manguebeat de Chico Science, Caranguejo Overdrive narra a saga de Cosme, um ex-catador de caranguejos no mangue carioca na segunda metade do Século 19. Ele foi convocado a servir no exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai e acabou enlouquecido no campo de batalha. Quando Cosme volta ao Rio de Janeiro, encontra uma cidade caótica em transformação. Ele não sabe se é um homem, um caranguejo, um soldado ou um operário.

_____

Aquela Cia. foi fundada em 2005, a partir da reunião de artistas provenientes de várias escolas de teatro do Rio de Janeiro. Inicialmente, ancorada nas relações entre teatro e literatura, sua primeira montagem foi o Projeto K., sobre a vida e a obra de Franz Kafka. Vieram em seguida Sub: Werther (interpretação do romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, a partir dos intertextos do livro Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes), Lobo nº1 [A Estepe] (baseado no romance de Herman Hesse), Do Artista Quando Jovem (em torno do  universo literário de James Joyce).

Em 2011, a linha de trabalho do grupo passou a investigar a relação entre teatro, música Espetacularidade, com Outside, um musical noir (inspirado pelo encarte do álbum homônimo de David Bowie), Cara de Cavalo (que narra a trajetória trágica do inimigo público nº 1 do Rio de Janeiro em 1964, e suas interlocuções com a obra do artista Hélio Oiticica) e Edypop (explorando o encontro imaginário entre o mais pop dos herói gregos, Édipo, e o mais trágico dos artistas pop, John Lennon).

Em 2015, Aquela Cia. celebrou seus 10 anos com as montagens de Caranguejo Overdrive e Laio & Crísipo, esta última uma atualização de um dos mitos fundamentais da cultura ocidental, narrado por Sófocles em Édipo Rei, que relata a relação homoafetiva entre Laio, um exilado, e Crísipo, o filho do rei.

Patrocínio: Petrobras
Realização: Ministério da Cidadania e Governo Federal
Direção: Marco André Nunes
Texto: Pedro Kosovski