Anoitedosassassinos

A noite dos Assassinos

Evento

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Praça Universitária - Setor Universitário

: 23 de Outubro 2019 às 18:00

O Centro Cultural UFG recebe no dia 23/10, às 18 h, como parte da programação da 17° edição do Festival Goiânia em Cena – Festival Internacional de Artes Cênica, o espetáculo teatral "A Noite dos Assassinos" do grupo Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance(GO). O ingresso para o espetáculo é a doação de um livro. A troca antecipada pode ser feita no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.  

 

RELEASE: 

A NOITE DOS ASSASSINOS, a representação vai começar.
“Quando os deuses permanecem em silêncio,
as pessoas gritam”
José Triana.

O TEXTO:

Escrito em 1965 pelo dramaturgo cubano exilado em Paris Jose Triana, Noche de Los Assessinos recebeu o prestigioso Casa das Américas de 1966 e depois outros prêmios na Colômbia, Argentina e México.


Reconhecido em todo mundo como um dos mais importantes textos latino- americanos, se constitui no cruzamento entre o teatro improvisacional e o teatro clássico. Um teatro que mostra que tudo muda, tudo se move, tudo se transforma, um canto necessário no país em que hoje vivemos. Nos anos 60 e 70 uma solidariedade nos unia, o sonho de uma latinoamérica que deveria ser una e livre, tempos de ditadura no Brasil, e ditadura no Chile, a partir do golpe militar de 1973.

O texto afirma reiteradamente “a cadeira não é a cadeira, o quarto não é o quarto, o quarto é o banheiro”. Era este o país em que vivíamos. Neste texto três irmãos descem ao porão de casa, cotidianamente, para vivenciar o assassinato dos pais. Verdade ou representação?


Este texto cubano foi muitas vezes lido como uma homenagem e/ou uma crítica ao socialismo cubano. Uma série de fatos transformará o autor e sua obra num apátrida dentro de sua Cuba, o que o levará a buscar o exílio em 1980, mudando-se para Paris. A história remonta a 1950, em Cuba, antes da Revolução de 1959, quando três irmãos, Cuca, Beba e Lalo, já adultos, se encontram no porão de sua casa para encenar o assassinato de seus próprios pais. Esta encenação representada é uma fantasia, um ensaio, ou uma re-presentação do que já foi feito? Neste sério jogo de faz-de-conta, mortal e simbólico, não há amor entre os pais e as crianças, revive-se apenas o recalcado. Arte ou realidade? Embora haja apenas três atores em cena, eles atuam um enorme repertório de personagens ausentes/presentes, incluindo seus pais.


Uma primeira pergunta aparece para a plateia desde o primeiro momento, é uma representação ou um planejamento do que está para acontecer? Os cáusticos irmãos criticam a todos, inclusive a si mesmo.

 

Anoitedosassassinos

Foto: Divulgação


FICHA TÉCNICA:


Texto: José Triana
Tradução e Adaptação: Poliane Vieira Nogueira
Direção: Robson Corrêa de Camargo
Elenco: Gabriella Vitorino - BEBA
Ilmara Damasceno - CUCA
Ronei Vieira – LALO
Preparação Corporal: Warla Paiva
Cenário e Figurino: Guilherme Oliveira
Iluminação: Allan Lourenço
Fotografia de Divulgação: Kadu Marques
Material Gráfico: Hiro Okita
Produção: Ronei Vieira

 

SERVIÇO:

Evento: A Noite dos Assassinos
Local: Centro Cultural UFG
Data: 23 de outubro
Horário: 18 h
Teatro, 120’. 16 anos.
Endereço: Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário.

O ingresso para o espetáculo é a doação de um livro. A troca antecipada pode ser feita no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.