
78º Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto
No dia 20 de agosto de 2024, terça às 20h, acontece no Centro Cultural UFG o 78° Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto. Com entrada franca, o evento contará com apresentação do pianista Lucas Gonçalves no Recital de Música Brasileira.
O recital em homenagem à Maria Angélica da Costa Brandão, carinhosamente chamada de Nhanhá do Couto, ocorre anualmente no dia 20 de agosto, data de seu nascimento em 1880. Natural de Ouro Preto, Nhanhá cresceu em um ambiente totalmente dedicado à música e ao casar-se com o goiano Manoel Luiz do Couto Brandão fixou residência na cidade de Goiás, antiga capital do estado, tornando-se uma das principais incentivadoras e propulsoras da música e da cultura em Goiás.
O ensino foi uma das suas missões mais representativas: alfabetizou adultos e crianças, viajou, dirigiu grupos escolares e fundou uma escola pianística na cidade, uma orquestra em 1914, para a sonorização das fitas exibidas pelo Cinema Luso Brasileiro e o “Clube Caravana Smart” com verdadeiras temporadas de arte dramática e música.
Tradicionalmente, na cidade de Goiás, amigos e familiares reuniam-se na sua casa para comemorar o aniversário em forma de saraus, o que tornou-se uma tradição. Ao mesmo tempo, cuidava de proporcionar toda orientação básica à sua neta Belkiss Spenziere, para que esta ingressasse no Curso de Piano da Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Findo o Curso, Belkiss volta a Goiânia e realiza o grande sonho de sua avó, ao fundar e dirigir com mais quatro musicistas o Instituto de Música da Escola Goiana de Belas Artes, que em 1956 passa a chamar-se Conservatório Goiano de Música. Em 1960, este Conservatório integra-se às cinco unidades que viriam a constituir a Universidade Federal de Goiás, hoje Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
Nhanhá do Couto faleceu em Goiânia em 1945, deixando sua marca na música, nas artes e nas letras, formando gerações e contribuindo pelo progresso cultural do Estado. A partir de 1946, por uma proposição do Professor Joaquim de Carvalho Ferreira, então Diretor do Departamento Estadual de Cultura, é dada continuidade a essas homenagens, completando 78 anos ininterruptos de recitais em 2024, e mantidas hoje, sob coordenação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, com apoio da PROEC, Centro Cultural UFG e da Universidade Federal de Goiás.
Serviço:
78º Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto
Dia: 20 de agosto de 2024
Horário: 20:00
Local: Centro Cultural UFG - Praça Universitária
ENTRADA FRANCA