Coisas de Criança

Espetáculo Coisas de Criança

Evento

: Centro Cultural UFG

: 23 de Outubro 2024 às 20:00

: teatro.ccufg@ufg.br

Coisas de Criança

Coisas de criança é um musical circense, com texto e música de Débora di Sá, que narra a história de Vaninha, uma criança que descobre que vai ganhar um irmão. E para resolver esse conflito ela conta com o apoio da melhor amiga, Bitoca Boboca, uma cachorrinha sapeca, com muitos segredos a revelar. 

 

O espetáculo fala sobre os conflitos enfrentados por uma criança com a chegada de um irmão  e de como esse acontecimento vira a rotina dela e de toda casa. A criança fica confusa e se sente insegura e desamparada e aí, as crises começam! Birra, choro, tudo para chamar atenção. E como lidar com essa situação? Amor, carinho, afeto, uma boa conversa e um bom amigo para extravasar toda essa emoção. 

 

Débora di Sá se inspirou nas falas e histórias vivenciadas pelos seus filhos Heitor e Ivan. O espetáculo fala da angústia e da expectativa de ganhar um irmão, das dificuldades da criança em aceitar alguém para dividir as atenções e brinquedos que antes eram só dela. Fala de amizade, amor e respeito ao próximo e aos animais. Fala de perdas e de como lidar com elas, de forma criativa e natural. Fala das necessidades e direitos da criança em ser vista, ouvida, acolhida, compreendida e aceita. Dialoga com a capacidade de aceitar os desafios e de se reinventar diante deles, buscando soluções criativas para os problemas. Coisas de Criança fala de aceitação, superação, reinvenção, enfim de celebração da vida. 

 

Coisas de Criança une as linguagens musicais, teatrais, circenses e audiovisual. O espetáculo foi criado por Débora em 2018, após um incidente no circo, onde trabalhava. Parada, sem poder atuar, começou a criar o roteiro, baseado nas histórias e falas de seus filhos, Heitor e Ivan, e sobrinhos, falas que foram registradas em seu caderno de memórias. O texto é a visão que a criança tem do mundo, suas percepções. Algumas canções já haviam sido criadas e outras surgiram durante o processo. Toda história passa no quintal da casa de Vaninha, seu refúgio, onde ela se diverte e resolve seus conflitos. Para criar esse cenário, utilizamos um tecido branco, que se transforma em árvore e nela são projetados os pais e a cachorra de Vaninha. Pendurados na árvore, estão os brinquedos, ou seja, os aparelhos. O tecido é uma corda, o Trapézio um balanço, a rede é o tecido Marinho e a cadeira é a lira.

 

Serviço: 

 

Data: 23 de outubro de 2024

Horário: 20:00h

Local: Centro Cultural UFG

Entrada Gratuita.