O Circo dos Amores Impossíveis

Evento

: Centro Cultural UFG

: 26 a 28 de Junho 2025

Com texto de Itamar Pires Ribeiro, composições de Débora di Sá e direção geral de Lua Barreto, a peça conta uma história cheia de magia e encanto, que mescla suspense policial e o universo circense para contar a história de uma bailarina, o suposto crime que a envolve e seus amores – como o próprio título do espetáculo anuncia – impossíveis.

A peça teatral musical "O Circo dos Amores Impossíveis" resulta de uma parceria entre o escritor, poeta e letrista Itamar P Ribeiro e a cantora, compositora, atriz e circense Débora di Sá. O trabalho, desde sua criação original, até a montagem atual se desenrolou por mais de duas décadas. A ideia original e os primeiros textos e músicas surgiram ainda em 1999, sua finalização aconteceu somente no segundo semestre de 2006. Depois disso foram mais quatro anos de trabalho para conseguir recursos e montar o elenco com o qual  espetáculo estreou, em 2010. tendo apresentações até 2016. Nove anos depois, agora em 2025, o Circo dos Amores Impossíveis está de volta.

A nova montagem foi possível com recursos da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura de Goiás. Esses recursos viabilizaram a montagem e a gratuidade dos ingressos ao público. A estreia acontece dias 26 e 27 de junho no palco do Centro Cultural da UFG.

Num circo vamos conhecer a Bailarina, seu amante, o terrível e temível Metálico, o atirador de facas, e as figuras confusas e cômicas do Apresentador e de um Investigador que deixaria qualquer Sherlock Holmes no chinelo, de tanto rir de suas trapalhadas. Por meio de 18 músicas é contada a história de uma bailarina, interpretada pela própria Débora di Sá, que, misteriosamente, desaparece. O Apresentador do Circo contrata um Detetive para saber o que ocorreu com a moça, a grande estrela dos espetáculos sob a lona. Existe a suspeita de que ela possa ter sido assassinada e o principal suspeito desse crime passa a ser seu amante, Metálico, o atirador de facas do circo. Na busca de respostas a esses mistérios, outros personagens arquetípicos do circo passam a aparecer no palco, como a Mulher Barbada e o Elefante adestrado. O final do espetáculo guarda a solução de todos os pontos obscuros da história, com direito a um surpreendente desfecho.

A peça tem uma hora de duração e é direcionada a todos os públicos. Em sua primeira temporada “O Circo dos Amores Impossíveis” foi particularmente bem recebido pelo público infantil que ria muito com os desastrados personagens do Apresentador e do Investigador.