Seminário Trançando Gênero- Visibilidade Lésbica

Seminário Trançando Gênero- Visibilidade Lésbica

Evento

https://museu.ufg.br/n/193887-seminario-trancando-genero-2025-celebra-visibilidade-lesbica

: Centro Cultural UFG

: 29 de Agosto 2025 - 9h às 19h

: joaolucio@ufg.br

Seminário Trançando Gênero 2025 celebra Visibilidade Lésbica

Exposição inédita, rodas de conversa e performance marcam o evento na UFG entre 23 e 29 de agosto

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abre as portas para o debate sobre diversidade e memória afetiva com o Seminário Trançando Gênero 2025, que neste ano aborda o tema “Visibilidade Lésbica”. O evento acontece entre os dias 23 e 29 de agosto, reunindo exposição, debates e performances que destacam narrativas e experiências lésbicas.

A programação começa no dia 23 de agosto, às 10h, com a abertura da exposição “Arquivo Lésbico e suas Grafias”, acompanhada do tradicional Café Delas. Com curadoria de Ralyanara Freire, a mostra apresenta um acervo afetivo e plural criado a partir de fotos, lembranças e escritas de si enviadas por mulheres e pessoas lésbicas de diferentes contextos. A visitação permanece aberta até 29 de agosto, das 9h às 17h, na Sala de Exposições de Curta Duração Irmhild Wust, no Museu Antropológico da UFG. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

O ponto alto do seminário será no Dia da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto, no Teatro do Centro Cultural UFG. As atividades incluem:

  • 9h – Café Delas
  • 9h30 – Mesa de Abertura: “Vidas lésbicas importam!”, com Eide Paiva, Karla Fernandes e Luciene Dias
  • 14h – Espiral de Experiências, coordenada por Marcela Amaral
  • 19h – Performance “Para quebrar o armário de cristal – Manifesto sapatão” (classificação: 16 anos)

“Esta edição do Trançando Gênero busca tornar visíveis histórias e corpos que historicamente foram silenciados. A exposição e as atividades propõem um espaço de memória, afeto e visibilidade”, destaca Luciene Dias, coordenadora do evento.

O Trançando Gênero 2025 é promovido pelo Pindoba – Grupo de Pesquisas em Narrativas da Diferença e pelo Museu Antropológico da UFG, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa - Funape e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás - Adufg-Sindicato, além de contar apoio do Centro Cultural UFG.

Mais detalhes no site do MA.

Informações à imprensa:

Produção Cultural do Museu Antropológico da UFG

📧 joaolucio@ufg.br

📞 (62) 98565-7785