
O testamento de Afonso Quirino
O espetáculo teatral “O Testamento de Afonso Quirino” é um projeto realizado pelo Núcleo de Altas Habilidades Corpo Cênico da Escola do Futuro em Artes Basileu França (Goiânia/GO). Sob a direção de Renata Weber, a peça apresenta uma estética voltada para o teatro popular, encenando uma dramaturgia inédita do ator e dramaturgo goiano Hélio Fróes. A história busca resgatar as raízes culturais de Goiás, combinando humor e reflexão ao abordar temas do cotidiano, como relações familiares, crenças e descrenças do povo, preconceito, respeito e o amor pelo diferente.
No desenrolar da história, o espetáculo aborda a relação de amor aos animais, tolerância aos diferentes tipos de crenças e religiosidades, respeito à comunidade LGBTQIAPN+, além de ressaltar as características climáticas do cerrado e inserir na narrativa elementos de manifestações típicas goianas, bem como a quadrilha junina, a culinária, o sotaque e os saberes tradicionais de nossos ascendentes goianos.
A trama inicia-se em uma fazenda e perpassa as estradas de terra e asfalto que cortam o cerrado goiano. Em uma romaria pelo interior do estado, rumo à cidade de Trindade-GO, Candinha e Marlon Quirino, os dois filhos do finado Afonso Quirino, saem com objetivo de pagar a promessa deixada pelo pai em seu testamento. Os irmãos são acompanhados pela cadela Coalhada, que assume forma humana e narra as peripécias dessa caminhada.
Serviço:
Data: 08 e 09 de setembro;
Local: Teatro do CCUFG
Horário: 20h