Concertos Didáticos para Juventude

Concertos Didáticos para Juventude - Lício Bruno e Ana Flávia Frazão

Concertos Didáticos para Juventude

Licio Bruno, baixo-barítono

Prêmio Carlos Gomes em 2004, um dos mais célebres artistas brasileiros, é Bacharel em Canto e Mestre em Performance, com aperfeiçoamento em Ópera e Repertório Sinfônico pela Franz Liszt Academy of Music, Budapeste. Professor do Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ e de Interpretação Vocal do Bacharelado em Teatro da CAL, RJ, é coordenador dos cursos de pós-graduação em Canto do Coletivo das Artes/Fac. Nova Ateneu, no Espírito Santo. Recebeu em 2015 as láureas “Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes” (SBACE-SP) e a Medalha Cinquentenário da Forças Brasileiras Internacionais de Paz da ONU (ABFIP-ONU). Com 10 primeiros prêmios em concursos (nacionais e internacionais) e mais de 80 personagens em óperas de diferentes autores e estilos, é até hoje, o único brasileiro intérprete do Wotan/Wanderer da tetralogia wagneriana. Atua no Brasil, Europa, América Latina e Indonésia. Em 2015, Licio Bruno lançou com a pianista Cláudia Marques, o CD “Ê vida, ê voz! – Canções de Edmundo Villani-Côrtes”, celebrando 85 anos de vida do compositor. Diretor artístico do II Festival SESI de Ópera, ES, estreou com grande sucesso no ano passado a obra “Eight Songs for a Mad King”, de Peter Maxwell Davies, junto à Filarmônica de Goiás sob a regência de Neil Thomson. Artista convidado pela OFMG – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para a celebração de seus 10 anos, participou da abertura da temporada do Teatro Municipal de São Paulo com a 8ª Sinfonia de Gustav Mahler. Acaba de retornar de importante turnê por Israel e Europa (Budapeste, Berlim e Copenhagen), interpretando o ciclo das Serestas de Heitor Villa-Lobos. Este recital camerístico marca o início de sua colaboração artística com a renomada pianista Ana Flávia Frazão, no ano em que o cantor celebra 30 anos de atividades nos palcos do Brasil e do mundo.

Ana Flávia Frazão, piano

“Sua interpretação possui uma  mágica secreta”, descreve o jornal alemão BNN sobre a pianista brasileira Ana Flávia Frazão. Sucesso de crítica e de público em diversos países por onde se apresenta, em razão do toque refinado e bastante expressivo, foi vencedora do Concurso Nacional JK (1992). Entre outras conquistas, destaca-se o primeiro lugar obtido em 2001, com o “Trio Augarten”, na Série de “Concertos da Sala Barroca”, em Kyoto, no Japão. Natural de Goiânia, formou-se na Universidade Federal de Goiás (UFG), cursou mestrado e doutorado com a obtenção de nota máxima na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, onde morou por oito anos. Com o contrabaixista Milton Masciadri, lançou seu primeiro CD, Vocalize, em 2004, pelo Selo Sinfônica. Em 2012, gravou toda a obra de Heitor Villa-Lobos para piano e violino, com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, pelo Selo Telos. Essa parceria foi mantida na gravação de CD e DVD com obras de compositores franceses e brasileiros, em 2015. A movimentada carreira da pianista é, também, conciliada com a atividade de professora da UFG e com a coordenação de projetos, consolidados nacionalmente como os “Concertos na Cidade”, “Concertos UFG” e o “Simpósio Internacional da Performance”.

F.Schubert  (1797-1828)

Cinco canções do ciclo "Die Winterreise"

Der Lindenbaum

Frühlingstraum