Intérpretes em Crise - Manga de Vento

Programação Mostra Manga de Vento

A continuação da Mostra Expandida de Dança pelo Manga de Vento é realizada a partir do dia 27/08 com a Mini Retrospectiva de Wagner Schwartz (saiba mais) e com outros espetáculos como Tanque de Dudude Hermmann e Marco Paulo Rolla, Entre ver de Denise Stutz, entre outros.

 

TANQUE – UMA OPERA MOLHADA

Um homem, uma mulher. Eles não se comunicam, cada um vive em seu apartamento, isolado em suas realidades.

O drama cotidiano redimensionado através dos recursos da expressão cênica da ópera. Situações aparentemente banais do dia a dia trabalhadas para ressaltar o absurdo que tais ações possam deflagrar.

O esvaziamento cultural de nossa sociedade causado pelo empobrecimento material, impossibilitando os sonhos e os desejos em contraposição a um mundo virtual, imagético e altamente perverso imposto pelo meio de comunicação mais acessível e comum a toda população, inerente à classe social: a televisão.

Tanque - Manga de Vento

Concepção, Direção e Interpretação Marco Paulo Rolla e Dudude Herrmann

Ambientação Cênica Marco Paulo Rolla, com colaboração de José Washington Vidigal

Iluminação Thelma Fernandes

Técnico de Luz Sabará

Produção Executiva Patrícia Mattos

Dia: 29/08

Classificação indicativa: 18 anos

 

SUBLIME TRAVESSIA. 

Em Sublime Travessia a artista aborda o assunto atravessado de vários Brasis, com o desejo de fazer uma travessia sublime por estas terras brasileiras, sua experiência enquanto ser nascido aqui mesmo, seus alarmes frente à destruição de sítios naturais como nossos rios, montanhas, florestas, gentes. O espetáculo propõe uma reflexão deste ser Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, tendo na subjetividade seu lugar de expressão, fazendo uso questionador da letra de nosso Hino Nacional, onde a natureza é saudada com orgulho e bravura, onde a artista faz lembrar como estamos nesta nossa precária atualidade.  Propositalmente a travessia é feita por um corpo urbano de arte, estilizado.  O corpo atravessa sublimemente cada som, permeável de urbanidades, estilizado, técnico, treinado nas habilidades do movimento que o estudo da arte pode potencializar a imaginação do público em se reconhecer junto. A trilha sonora, composta por Natalia Mallo, é também propositalmente uma composição remendada, rica, diversa de sons originários de uma cultura popular que ultrapassa nossos tempos, dando a sustentação necessária e assim ativando o imaginário do trabalho e fazendo com que o espectador atravesse junto e seja cumplice desta travessia.

 Sublime Travessia - Manga de Vento

Concepção, intérprete Dudude
Trilha sonora Natalia Mallo

Criação desenho luz Leonardo Pavanello

Junta Conselheiros Elisa Belém, Izabel Stewart, Kenia Dias, Tarcisio Homem

Ambientação cênica e estudo figurino Marco Paulo Rolla

(Dudude veste Claudia Shapira)

Registro fotográfico Adriana Moura

Registro videográfico Fernanda Branco Polse

Captura de imagens/vídeo Frederico Herrmann

Arte Gráfica Viviane Gandra

Coordenação de Produção Patrícia Imaculada de Matos

Assessoria de Imprensa Adilson Marcelino/Manacá Comunicação

Agente Jacqueline Castro

Dia: 31/08

Duração: 50'

Classificação indicativa: 16 anos

 

ENTRE VER. 

Entrever: ver indistinta ou rapidamente, distinguir mal. Nada nos é dado a ver. "Algo que sempre volta, que insiste, um grifo, uma dobra, um ritornelo, um traço, o que é nosso por ser do outro também, um devir, virar outro ou outra coisa..."  

A proposição era pensar sobre a minha trajetória e a minha questão foi como compartilhar minha memória com o publico. Dentro deste processo comecei a elaborar sobre o palco italiano, escuro e vazio que coloca a todos na tradicional posição de hierarquia: os espectadores e os artistas e neste tipo de estrutura cênica o palco é o lugar de quem realiza a obra e a plateia de quem apenas assiste. Em Entre Ver pensei em borrar as fronteiras junto ao público, pensei em uma coreografia que fosse proposta e desenhada pelas imagens da narrativa de memórias, de imagens e ainda de processos criativos. Aos espectadores, fica o encargo de recriar neste outro espaço, a sua própria história inventada ou uma colagem a partir da experiência de cada um.

Entre Ver - Manga de Vento

Texto, direção, interprete Denise Stutz

Direção técnica Daniel Uryon

Trilha sonora Guilherme Stutz

Colaboração Emanuel Aragao 

Musica Its a long way (Caetano Veloso)

Dia: 01/09

Duração: 45'

Classificação indicativa:  16 anos

 

INTÉRPRETES EM CRISE. 

Intérpretes em Crise questiona o lugar do intérprete na contemporaneidade, problematiza a formação do Intérprete Incrível e chora as condições dadas para a criação e difusão de um espetáculo de dança contemporânea. O trabalho passeia pela nossa memória de dança resgatando e projetando tempos que vivemos ou gostaríamos de ter vivido para falar dessa crise do fazer da dança, dessa vontade louca de dançar, do amor à dança e também de outros clichês.

Intérprete que quer ser intérprete, que faz 3 aulas por dia, que toma red bull e relaxante muscular, que dança numa grande companhia, que não come glúten, que pinta o cabelo de acaju, que tem espetáculo agendado até 2018, que isso é tudo que sempre quis, que se sente cansado a maior parte do tempo, que não vai operar o joelho, que engordou, emagreceu, engordou, emagreceu e começou a fumar, que não é um jovem coreógrafo, que adora camarim, cheiro de mofo e naftalina, que não escreve projetos nem trabalha com produção, que leu Dançar a Vida de Roger Garaudy, que dança de meia no linóleo, que gosta de romance, cinema e de drink no dancing. Dançar dói.

Intérpretes em Crise - Manga de Vento

Direção e Concepção Clarice Lima

Criação, Coreografia e Performance Clarice Lima e Aline Bonamin

Figurino Clarice Lima e Aline Bonamin

Criação de Luz Clara Rubim e Clarice Lima

Operação de Luz Clara Rubin

Colaboração Cristian Duarte, Tarina Quelho e Carolina Mendonça

Produção e Realização Clarice Lima & Gente Fina, Elegante e Sincera

Co-produção Lote

Apoio Casa do Povo

Apoio Figurino Onitsuka Tiger e Agência Lema

Dia: 02/09

Duração: 40'

Classificação indicativa:  Livre

 

[Serviço]

Dia: 29 e 31/08, 01 e 02/09

Horário: 20h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Local: Teatro Centro Cultural UFG

Categorias: Aconteceu