peca-sobre-a-guerrilha-do-araguaia-sera-encenada-em-goiania.jpg

“GUERRILHEIRAS ou para a terra não há desaparecidos”

O Centro Cultural UFG recebe o aclamado espetáculo “GUERRILHEIRAS ou para a terra não há desaparecidos”, criado a partir da história de 12 mulheres que lutaram e morreram na Guerrilha do Araguaia.

O Centro Cultural UFG recebe nos dias 29 e 30 de agosto, às 20 h, o aclamado espetáculo “GUERRILHEIRAS ou para a terra não há desaparecidos”, criado a partir da história de 12 mulheres que lutaram e morreram na Guerrilha do Araguaia. O espetáculo faz parte do "Projeto Margens - sobre vaga-lumes e crocodilos" que tem como proposta recontar a História do Brasil a partir do testemunho de seus rios. Os ingressos estão a venda no Sympla por R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Apenas os ingressos remanescentes serão vendidos no Centro Cultural UFG nos dias do evento e a bilheteria funcionará a partir das 14 h.

"Traz à tona a asfixia de vozes silenciadas

reivindicadoras que, porém não se

encerram na morte. No chão do

teatro são projetadas, em conexão

com a cenografia, as imagens captadas

por Eryk Rocha, que escapam de

um formato documental mais

convencional, evocando o

Araguaia através da Natureza".

Daniel Schenker – Jornalista, professor e crítico

RELEASE:

A peça “Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos” foi criada a partir da história de 12 mulheres que lutaram e morreram na Guerrilha do Araguaia – um dos mais importantes e violentos conflitos armados da ditadura civil-militar brasileira. O espetáculo, patricionado pela Itaú Cultural e pelo SESC, realizou temporada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo forte retorno de crítica e público.

Por meio de um diálogo entre ficção e o documentário, “Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos” é um poema cênico criado a partir da história dessas mulheres, de sua luta e das memórias do que elas viveram e deixaram naquela região. A peça busca iluminar esse importante episódio da história do país ainda tão nebuloso sempre procurando atualizar as questões e pensar sobre o Brasil de hoje. A encenação e dramaturgia fragmentadas refletem a violência deliberada contra a memória da História do país.

peca-sobre-a-guerrilha-do-araguaia-sera-encenada-em-goiania.jpg

Foto: Elisa Mendes

"Guerrilheiras ou para a terrra não há desaparecidos" é uma peça

de grande expressividade e força poética, servida por jovens

atrizes luminosas e uma comunhão rara entre texto e imagens

em movimento (realizadas por Eryk Rocha). A memória do

Brasil se torna com "Guerrilheiras", mais ampla e mais complexa.

Walter Salles – Cineasta

guerrilheiras

FICHA TÉCNICA:

Idealização: Gabriela Carneiro de Cunha

Dramaturgia: Grace Passô

Elenco: Carolina Virgües, Daniela Carmona, Fernanda Haucke, Gabriela Carneiro da Cunha, Mafalda Pequenino, Sara Antunes.

Consultoria e pesquisa: Paulo Fonteles Filho

Direção de Produção: Gabriela Gonçalves

Direção Audiovisual: Eryc Rocha

Direção Musical: Felipe Storino

Cenografia: Aurora dos Campos

Iluminação: Tomas Ribas

Figurinista: Desirée Bastos

Fotos: Elisa Mendes

Produção: Aline Mohamed, Núcleo Corpo Rastreado e Renato Bavier

SERVIÇO:
Evento: Guerrilheiras ou para terra não há desaparecidos
Data e horário: 29 e 30 de agosto – 5ª e 6ª feira – 20h
Local: Teatro Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533, Setor Universitário)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Os ingressos estão a venda no Sympla por R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Apenas os ingressos remanescentes serão vendidos no Centro Cultural UFG nos dias do evento e a bilheteria funcionará a partir das 14 h.