
Goiânia recebe instalação performática "Holotramas" no Centro Cultural UFG
Experiência artística inclusiva e interativa estará disponível nos dias 4 e 5 de setembro no Teatro CCUFG
Texto: Gabriel Noas
Imagens: Nityama Macrini
O Centro Cultural UFG (CCUFG) recebe nesta segunda-feira (4/9), às 19h, e nesta terça-feira (5/9), às 10h da manhã, a Instalação Performática “Holotramas”, com entrada gratuita. O evento é um espetáculo que promete envolver o público em criações de composições em tempo real.
Desenvolvido pelo músico Eufrasio Prates e pela dançarina Cleani Calazans, "Holotramas" é uma experimentação artística que busca conectar espectadores de todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, em uma jornada única pela dança contemporânea, música, imagem e computação interativa.
O projeto nasceu em 2019, em Brasília, e em 2023 inicia uma temporada de oito apresentações em diferentes cidades do Brasil, incluindo Goiânia, Belém, São Paulo e Rio de Janeiro.
A instalação se baseia na ideia de que um movimento em qualquer lugar do espaço gera transformações no todo. Para isso, combina a Planimetria de Koellreutter com a Eukinética de Laban, resultando em uma experiência única a cada apresentação.
Os artistas por trás dessa experiência são Eufrasio Prates, músico, compositor e criador de softwares para interatividade digital, e Cleani Calazans, multiartista e produtora cultural com ampla trajetória nas artes.
Este evento é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e com o apoio da Casa Esquina Criativa. Todas as apresentações de "Holotramas" são gratuitas e acessíveis a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência.
Categorias: Noticia Artes Cênicas