Anapolino 27_2Anapolino 27_4

Exposição do 27º Salão Anapolino de Arte prorroga a visitação até o dia 12 de abril no Centro Cultural UFG

Mostra itinerante de arte contemporânea prorrogou o período de visitação até o dia 12 de abril

 

 

 

Texto Curatorial

Imagens: Divulgação/27º Salão Anapolino de Arte

 

A exposição do 27º Salão Anapolino de Arte, que inicialmente estava prevista para ser exibida até o dia 5 de abril no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) em Goiânia, teve sua duração prorrogada. Agora, os interessados terão até o dia 12 de abril para visitar a mostra, que reúne uma significativa seleção de artistas contemporâneos de todo o Brasil.

27 º Salão Anapolino - Prorrogação

O 27º Salão Anapolino de Arte encerrou-se na Galeria Antônio Sibasolly, em Anápolis, na segunda-feira, 19, mas ainda será possível visitar a mostra em Goiânia. Pelo terceiro ano consecutivo, segue para o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), onde ficará em cartaz entre os dias 1º de março e 5 de abril. O evento, que conta com o apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura de Anápolis, é uma realização da Prefeitura de Anápolis e da Associação dos Amigos da Galeria, destaca seu curador, Paulo Henrique Silva.


Compõem a mostra trabalhos dos seguintes artistas: Benedito Ferreira, Camila Soato, Daniela Seixas, Diego Oliveira, Érica Storer, Fernanda Adamski, Gabriel Bicho, Hal Wildson, Ionaldo Rodrigues, Isadora Jochims, Jeff Santos, João Paulo Racy, José Loures e Bruna Mazzotti, Julia Arbex, Kamilla Nunes, Leticia Feltrin, Lina Cruvinel, Luciana Ohira e Sergio Bonilha, Maria Vaz, Priscila Rezende, Rafael Amorim, Renan Soares, Salomão Pereira, Sara Costa, Vicente Brasileiro e Wagner Wagner.


Com uma trajetória de mais duas décadas, o Salão Anapolino de Arte transcende as fronteiras regionais, exercendo influência vital na cena contemporânea brasileira. “O protagonismo alcançado não apenas desafia a concentração histórica das artes no sudeste do Brasil, mas também redefine o significado de centralidade e periferia”, afirma Paulo Henrique Silva.
Esse compromisso com a diversidade é refletido na seleção de artistas de todas as regiões do país, incluindo aquelas historicamente sub-representadas. A mostra nacional apresenta uma gama de talentos, como Érica Storer, do Paraná, e Rafael Amorim, do Rio de Janeiro, premiados na categoria, e todas essas narrativas reunidas a enriquecem com diferentes perspectivas e estilos.


Além de valores em dinheiro para os premiados nas categorias Mostra Nacional e Fomento à Produção Anapolina – cujo premiado foi Diego Oliveira -, nesta edição, o Salão Anapolino de Arte inovou ao lançar o "Prêmio Residência", em parceria com o Ateliê Escola Sertão Negro, em Goiânia – GO, e o Espaço Contemporâneo Pé Vermelho, em Planaltina – DF. Esta modalidade se apresenta como estímulo à pesquisa e à formação artística. As artistas Priscila Rezende – Mostra Nacional – e Fernanda Adamski – Fomento à Produção Anapolina – são as premiadas nesta primeira edição.

A curadoria deste ano homenageia o artista goiano Leonam Fleury, agraciado com o "Prêmio Artista Convidado". Fleury junta-se a uma lista ilustre de homenageados, incluindo Dalton Paula, Luiz Mauro, Marcelo Solá, Selma Parreira e Siron Franco. Esses artistas, ao serem reconhecidos, contribuem para consolidar o Salão Anapolino como um dos principais mecanismos de impulsionamento da arte contemporânea no Brasil.

 

Saiba mais sobre o Salão Anapolino e os artistas em amigosdagaleriasibasolly.art.br/salao-anapolino-de-arte/

 

Serviço

27º Salão Anapolino de Arte

Data: 1º de março a 5 de abril

Horário de Visitação: terça a sexta: 9h às 12h e 14h às 17h

Local: Centro Cultural UFG(CCUFG) - Avenida Universitária, nº 1533

Entrada Gratuita

Categorias: Noticia Artes Visuais