01

Caravana Sara Kali: a celebração da cultura cigana em Goiânia

Com shows, feira de artesanato e apresentações artísticas, a Caravana Sara Kali promove, neste sábado (30), um mergulho na cultura Romani.

Por: Mateus dos Santos

Caravana Sara Kali

No dia 30 de agosto o Centro Cultural UFG receberá a segunda edição da Caravana Sara Kali. A programação começa a partir das 14h e reúne uma feira com artesãos locais, apresentações de dança cigana artística, dança tribal, além de um grande show da banda Os Alquimísticos. Para coroar a festa, o público terá ainda a presença especial de Michel Kriston, autor da trilha da clássica novela Explode Coração, obra que popularizou a musicalidade cigana no Brasil.

A cultura cigana, com toda a sua riqueza ancestral, musicalidade vibrante e tradição oral, tem conquistado cada vez mais espaço no cenário artístico e cultural de Goiânia. Em meio a uma cidade diversa e em constante movimento, os povos Romani encontram um lugar para celebrar sua identidade, compartilhar saberes e ressignificar sua presença histórica. Mais do que danças, músicas e cores, trata-se de um patrimônio imaterial que conecta passado e presente, convidando a sociedade a reconhecer e valorizar a pluralidade cultural.

É nesse espírito que nasce a Caravana Sara Kali, evento que já se firma como um marco no calendário cultural da capital goiana. A iniciativa é uma celebração da ancestralidade cigana, promovendo diálogos, fortalecendo laços e dando visibilidade a tradições muitas vezes silenciadas. A cada edição, o público é convidado a mergulhar em um universo encantado, onde música, dança e espiritualidade se entrelaçam.

Mais do que um espetáculo, o evento se propõe a ser uma vivência. Um convite aberto para que a cidade inteira se conecte com as raízes ciganas, reconheça sua força e celebre a diversidade que compõe a alma goiana. E para entender melhor como surgiu essa iniciativa e qual a importância de manter viva essa chama cultural, conversamos com Jonathas Xavier, produtor da Caravana Sara Kali.

 

01

 

Mateus dos Santos: O que seria o Caravana Sara Kali? E como surgiu essa ideia?

Jonathas Xavier: Bom, o evento Caravana Sara Kali surge de um projeto de extensão que eu iniciei na UFG, chamado Musiversidade. É um projeto que a gente unia os alunos da grande área da saúde e fazia música. A gente ainda faz hoje em dia música toda sexta-feira no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, nos reuníamos mesmo para um momento de descontração. Surgiu então a necessidade de profissionalizar um grupo dentro desse grande projeto de extensão, montamos então os Alquimísticos. Por conseguinte nasceu a oportunidade de nos associarmos a uma escola de dança chamada Ciganas de la Kali. Eu sou de família cigana, para mim, foi uma realização pessoal poder trazer a cigana para dentro da universidade.     

A Caravana Sara Kali tem um compromisso com a ancestralidade. Como isso se traduz nas atrações e escolhas da programação?

Jonathas Xavier: Bem, quando falamos de população cigana, estamos falando de uma população que serviu de base para a miscigenação do que hoje conhecemos como população brasileira. Eu costumo dizer que todo mundo deve ter uma "gotinha" de cigano correndo no seu sangue, porque os ciganos fizeram parte da origem miscigenação da população brasileira. Essa edição será bastante especial porque a gente está trazendo um projeto muito interessante de uma Rom, a Sandra Teodoro. Sandra irá trazer uma experiência sobre o Holocausto Cigano, apresentar algumas memórias, que chamamos de Baro Maro Daripen, a grande matança de ciganos na época da Segunda Guerra Mundial. Ela conduzirá uma rica vivência e irá propor trocas com o  público fazendo menção ao Baro Maro Daripen e trazendo esse toque de ancestralidade, reforçando que nós ciganos, além de festeiros, além de trabalhadores, além de sonhadores, nós somos resistência.

Como foi a curadoria para definir os artistas e as atrações, como Michel Kriston e a banda Os Alquimísticos?

Jonathas Xavier: Bom, todos os artistas que vão apresentar na Caravana Sara Kali têm proximidade, em sua maioria, são artistas locais, artistas de Goiânia e artistas de Trindade. A Caravana Sara Kali busca valorizar o artista local, não costumamos trazer pessoas de fora com excessão das duas atrações que irão apresentar, o Michel Criston e a Sandra Teodoro que são de Brasília e São Paulo Decidimos convidar o Michel por ser um músico bastante conhecido dentro da comunidade cigana. Além do mais, ele é o autor de uma das músicas que foi trilha sonora da novela Explode Coração, da Rede Globo sendo premiado duas vezes por conta disso. Quando surgiu a oportunidade do convite eles felizmente aceitaram e organizaram direitinho para estarem conosco aqui fazendo um show, inclusive junto com a banda Os Alquimísticos.          

O que vocês esperam que o público leve consigo após viver essa experiência?

Jonathas Xavier: Bom, eu espero que melhorem os olhares sobre a comunidade cigana. Mesmo que as pessoas que vão ao nosso evento já sejam pessoas que olham o povo cigano com olhares bons, mas que elas saiam de lá com olhares ainda melhores sobre a cultura cigana. porque mesmo você conhecendo, você se surpreende com a potencialidade de uma cultura tão plural, que reúne tantos aspectos culturais de vários países por onde os ciganos passaram e reuniram tudo isso numa cultura.

No dia 30 de agosto, o Centro Cultural UFG receberá a Caravana Sara Kali a partir das 14h. O evento será gratuito com classificação indicativa livre.

Categorias: CCUFG TEATRO CC Cultura Arte